
A cidade de Salvador irá receber, em fevereiro de 2026, a Lumino – New Business School, (Nova Academia de Negócios): uma faculdade de negócios dedicada a empreendimentos. Informações via Jornal A Tarde.
A instituição terá cursos desde a graduação até a pós-graduação lato sensu em Administração. A primeira turma será do curso de graduação em Gestão de Empresas. As aulas ocorrerão no segundo pavimento do casarão Tira-Chapéu, na rua Chile, mas existe a intensão de expandir para outras áreas do Centro Histórico da capital da Bahia.
De acordo com Guilherme Bellitani, diretor-executivo da Lumino e ex-Esporte Clube Bahia, a escola terá taxas variáveis à realidade financeira de cada estudante.
“A Lumino terá um esquema de subsídios que permite que o custo da mensalidade se ajuste à situação econômica de cada núcleo familiar, partindo de um preço base que obtém reduções progressivas (bolsas parciais ou totais) segundo a faixa de rendimento familiar, com a distribuição de R$6 milhões em auxílios de estudo”, explicou.
Para Bellitani, a Lumino inicia um novo ciclo de formação para negócios no estado, proporcionando aos jovens e profissionais um caminho para se desenvolver, estabelecer novos vínculos e impactar o progresso social e empresarial de maneira inovadora.
“Por essa razão, cada processo foi delineado para aprimorar três eixos cruciais: conhecer, com saber teórico profundo consolidado através da fundamentação científica; saber-aplicar, com a execução prática das competências, com o aluno solucionando problemas e realizando projetos; e o saber-influenciar, que impulsiona a capacidade de liderar, inovar e gerar efeito, cultivada no Lumino Lab”, completou Bellintani.
Como funcionará o curso?
De acordo com as informações dadas ao jornal A Tarde, o curso de graduação em gestão terá 3600 horas, distribuídas em quatro anos. Metade será em regime integral e a outra metade em regime parcial.
Nos dois primeiros anos, o estudante vai viver uma imersão intensiva em tempo integral, com carga horária semanal de 28 horas, distribuídas entre cinco períodos matutinos e quatro vespertinos, associando a teoria à prática.
A partir do terceiro ano, o curso passa para o regime parcial, viabilizando a customização e integração ativa com o mercado. No quarto ano, já no fim do curso, serão consolidadas as ambições profissionais e o aprendizado aplicado, momento em que o aluno opta por cursar o último ano na Lumino ou fazer um intercâmbio em uma instituição parceiro dentro ou fora do Brasil.
Como funciona o processo seletivo?
Para os interessados em se inscrever, o processo seletivo terá três fases. A primeira etapa, em 7 de dezembro de 2025, apresenta uma imersão e avaliações escritas.
A imersão será realizada entre 8h e 10h, com participação obrigatória. Será feita uma atividade de formação e entrosamento com análise de estudo de caso na área de negócios, estimulando habilidades de análise, cooperação e iniciativa.
Entre as 10h30 e as 13h30, serão aplicadas as provas escritas apenas para os concorrentes que participaram integralmente da primeira etapa. As avaliações são compostas por três testes de múltipla escolha e uma dissertação, abordando linguagens e suas tecnologias, ciências humanas, matemática e produção textual argumentativa.
Na segunda fase, os candidatos irão passar por um diálogo conforme a pontuação na primeira fase. Na última, destina-se aos pleiteantes a subsídios parciais e totais, com a entrega da documentação socioeconômica.
Equipe
Além de Guilherme Bellitani, fazem parte do projeto: Ana Coelho, executiva-chefe do Grupo Aratu; Ana Carolina Mascarenhas, CEO da KFW Educ S.A; Francisco Sales, fundador e presidente da Mantenedora da Faculdade Baiana de Direito; Isabel Sartori, professora da Escola de Administração da UFBA; e Alexandre Nicolini, especialista em Desenho Curricular e Planos Pedagógicos.