Educação financeira

Value investing: conheça estratégia de Warren Buffett

Conheça a estratégias de investimentos mais utilizada por grandes nomes do mercado financeiro.

Existem diversas estratégias para aderir no mundo dos investimentos, por isso é importante conhecê-las para saber qual se adequa a cada perfil do investidor, atendendo as respectivas particularidades.

O value investing é uma das estratégias de investimentos mais utilizada por grandes nomes do mercado financeiro, incluindo alguns dos maiores investidores do Brasil e do mundo. Popularizado por Warren Buffett, um investidor e filantropo americano, é o principal acionista, presidente do conselho e diretor executivo da Berkshire Hathaway. a tática de investimento aposta no potencial de valor das empresas a longo prazo.

O value investing foi desenvolvido por Benjamin Graham, um respeitável nome do mercado financeiro. Segundo ele, é necessário conhecer os fundamentos da empresa, e não somente observar os movimentos de alta e baixa dos seus preços. Dessa forma, será possível perceber quando as ações estão mais baratas do que realmente valem e, com isso, aproveitar esses momentos para comprá-las.

Ela consiste em comprar as ações selecionadas pelo investidor quando se encontram em um preço abaixo do seu valor intrínseco naquele momento, ou seja ações com preços depreciados. Por sua vez, o valor intrínseco representa o quanto a companhia realmente vale, considerando os seus fundamentos e as perspectivas do mercado. Portanto, o investimento é realizado visando o valor real da empresa, e não o apresentado pelo mercado. 

O significado deste termo vem da língua inglesa, e sua tradução literal seria “investimento em valor”. Quando utilizado da forma correta, o value investing entrega resultados superiores, quando comparado a outras estratégias. Dessa forma os investidores de valor estão constantemente à procura de ações que acreditam estar subvalorizadas pelo mercado.

Para  investir dessa maneira, é necessário ter bastante conhecimento sobre o mercado financeiro e a precificação das empresas. É importante destacar que mesmo em um cenário de alta na bolsa de valores, há a possibilidade de encontrar papéis subvalorizados e consequentemente fazer a aplicação render.

Princípios da Value Investing
Embora não exista um caminho específico para calcular o valor em potencial de uma empresa por meio de uma única fórmula,  há quatro princípios básicos que devem ser observados ao analisar uma ação.

Um dos pontos fundamentais da estratégia é procurar empresas com bons fundamentos para investir. É importante possuir bons negócios para longo prazo e para isso, um interessante ponto de partida é refletir sobre quais empresas você se imaginaria sócio daqui a alguns anos.

Em seguida, é necessário confiança na gestão, valores, serviços e produtos oferecidos pela empresa escolhida. É fundamental conhecer o ramo de atividade, quem são os gestores e qual sua expertise, retrospecto de resultados e assim por diante. Ao dominar todas essas variáveis, o investidor conseguirá confiar na companhia.

Saber analisar as empresas é uma maneira muito eficaz de identificar boas empresas, sólidas e consistentes, cujas ações estão depreciadas.Além de ser uma alternativa de encontrar outras companhias que não necessariamente se revelem como a mais promissoras de todas, mas que ainda assim se encontrem subvalorizadas em relação ao valor real.

E por fim, ter perspectiva de longo prazo para o investimento. Os investidores de valor precisam ter um horizonte de longo prazo, uma vez que o mercado acionário opera com grande volatilidade, e existem ciclos financeiros que atingem as empresas independentemente de sua performance. O bom investidor utiliza os momentos críticos para encontrar novas oportunidades e focar no longo prazo. 
 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile