O diretor financeiro executivo da Itaipu Binacional, André Pepitone, defendeu a energia limpa e renovável como a mola propulsora do desenvolvimento social e econômico do País.
O argumento foi apresentado durante o painel “Panorama Geral do Setor Elétrico Brasileiro”, na sede da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Londrina (PR), na última segunda-feira (4).
“Por meio da energia renovável vamos reduzir as desigualdades, possibilitar a inclusão social com melhoria da qualidade de vida da população”, disse. E concluiu: “Não há país desenvolvido sem uma sociedade próspera. Vamos unir desenvolvimento econômico, com frutos sociais, com a importante pauta da sustentabilidade”.
O seminário foi dividido com o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneeel), Fernando Mosna, e o diretor-geral da Copel Distribuição, Maximilliano Andres Orfali. O evento foi aberto pelo presidente da OAB, Nelson Sahyun Júnior, com a participação da vice-presidente da OAB Londrina, Sania Stefani e do procurador federal Miguel Cabrera Kauam.
Pepitone destacou ainda que os “17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 são interconectados e transversais, que permitem avaliar a sustentabilidade de um projeto sob os pontos de vista econômico, social e ambiental”.
Objetivo
O objetivo do evento foi promover a troca de experiências e o fortalecimento da comunidade de especialistas na área de energia, além de proporcionar um ambiente de aprendizado e debate construtivo.
Também estiveram presentes o ex-deputado Alex Canziani e a vereadora Lenir de Assis. Pela Itaipu, acompanharam o diretor o chefe da Assessoria de Planejamento e Coordenação, Juliano Couto Portela, e José Euclides Franco Filho, da Assistência da DF. O evento reuniu ainda advogados, contadores, representantes de partidos políticos e da sociedade civil.