Ocasional

Mondelez (MDLZ34): ações sobem apesar de boicote a Felipe Neto

Marca foi alvo de boicote após campanha publicitária com influenciador

A reação a uma campanha do influenciador Felipe Neto foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais no Brasil no último final de semana.

O youtuber e empresário se tornou garoto propaganda de uma peça publicitária da marca de chocolate Bis, o que gerou de imediato um boicote por parte de bolsonaristas, alvos frequentes de críticas do influenciador.

A hashtag #Bisnuncamais chegou a figurar entre as mais compartilhadas dos últimos dias no X/Twitter. Alguns internautas chegaram a sugerir a compra em massa da marca concorrente Kit Kat, fabricada pela Nestlé.

Apesar da mobilização, as ações da Modelez (MDLZ34), dona da Lacta, fabricante do Bis, subiram na sessão nesta segunda-feira (16). Por volta das 17 horas, as ações subiam 1,81%, cotadas em US$ 62,64 na Nasdaq. A Mondelez não tem ações listadas no Ibovespa.

Reação

Após a repercussão, o influencer publicou um vídeo no Youtube comentado o assunto e agradecendo o apoio dos seguidores. “Já se passaram 10 meses. O Brasil não quebrou, as coisas estão normais. Eu acho que está na hora da gente começar a diminuir essa raiva, esse ódio, essa vontade de destruir, arruinar. Pelo amor de Deus”. Nas eleições presidenciais de 2022, Felipe apoiou a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O embate nas redes chegou ao Congresso Nacional. Enquanto membros da oposição, como o deputado federal Nicolas Ferreira (PL-MG) fizeram coro ao boicote, parlamentares alinhados ao governo, os senadores Randolfe Rodrigues (Sem Partido-AP) e Humberto Costa (PT-PE), posaram com chocolates em um gesto de apoio ao influenciador.

Em nota enviada para a coluna Splash, do portal Uol, a Lacta não entrou na polêmica e justificou que a escolha de Felipe Neto não foi feita por alinhamento político.

“A Mondelez Brasil, fabricante da marca BIS, reforça que suas contratações de influenciadores estão relacionadas unicamente a sua relevância no universo gamer e de entretenimento, sem qualquer vínculo ou apoio político de qualquer natureza. Como líder no mercado de snacks no Brasil e no mundo, a Mondelez reafirma seu absoluto respeito à diversidade de opiniões.”