O bitcoin disparou 4,5% chegando ao seu nível mais alto desde abril quando atingiu US$ 64.804, o maior preço em seu histórico.
O marco atingido nesta sexta-feira (15) veio após relatos da expectativa de que reguladores dos EUA permitam um fundo negociado em bolsa (ETF) baseado em futuros. Esse movimento poderia possibilitar investimentos mais extensos em ativos digitais.
A previsão é de que a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) permita que o primeiro ETF de fundos de bitcoin comece a ser negociado na próxima semana. O estimulo para a movimentação do bitcoin começou por um tuíte do escritório de educação ao investidor da SEC, pedindo comentários sobre riscos e benefícios de investir em fundos de bitcoin.
“Os ETFs abrem uma série de caminhos para as pessoas ganharem exposição e haverá uma mudança rápida para essas estruturas”, contou o presidente da empresa de dados CryptoCompare que monitora produtos de ETF, Charles Hayter.
Vários gestores de fundos, como ProShares, Invesco, VanEck Bitcoin Trust, Valkyrie e Galaxy Digital Funds se inscreveram para lançar ETFs de bitcoin nos Estados Unidos.