O Ethereum (ETH) concluiu, na manhã desta terça-feira (6), a primeira fase da atualização de software que mudará seu sistema de consenso de transações da maior rede criptográfica em uso comercial no mundo para um sistema mais econômico, ambientalmente sustentável e com maior escala e capacidade de expansão.
Os desenvolvedores do Ethereum realizaram, nesta terça, a última atualização da Beacon Chain, rede paralela que será fundida com a blockchain do Ethereum, mudando o sistema de consenso de PoW (proof-of-work) para PoS (proof-of-stake).
Vitalik Buterin, fundador do ETH, retuitou um tuíte de um desenvolvedor afirmando que a Bellatrix, como é chamada a atualização, havia sido ativada com sucesso. “Próxima parada: The Merge. Vejo vocês do outro lado”, diz o post.
Ainda de acordo com Buterin, a próxima fase da atualização deve ocorrer entre 13 e 15 de setembro – até então, a data indicativa era de 15 e 20 deste mês.
“O que acontece hoje é o hard fork Bellatrix, que ‘prepara’ a rede para a fusão. Ainda é importante ressaltar — tenham certeza de atualizar os seus clientes”, disse Buterin, em um post.
2ª fase da atualização do Ethereum será a mais crítica
A próxima fase de atualização é considerada a mais crítica, conhecida como Paris, em que o snovos blocos passam a ser inscritos já pelo sistema SoS.
A mudança do sistema de consenso, que dispensa ação dos mineradores, tem desagradado parte da indústria cripto que planeja seguir com redes alternativas que mantenham o processo anterior de cunhagem de moedas.
A Beacon Chain foi desenvolvida em dezembro de 2020, prevendo o sistema de autenticação PoS, para depois ser fundida com a blockchain principal do Ethereum – daí o nome da atualização ser “The Merge”. Desde então, o processo sofreu diversos atrasos e foi postergado algumas vezes.