Inteligência Artificial

Nvidia, Microsoft e OpenAI viram alvo de investigação nos EUA

As empresas de tecnologia foram consideradas culpadas por práticas contra a concorrência, segundo o New York Times

Chat GPT
Chat GPT, desenvolvido pela OpenAI / Foto: Freepik

As gigantes de tecnologia Nvidia (NVDC34), Microsoft (MSFT34) e OpenAI se tornaram alvo de investigação pelo governo dos EUA por práticas contra a concorrência. A informação é do New York Times.

Segundo o jornal, o Departamento de Justiça vai conduzir as investigações sobre a fabricante de chips Nvidia, enquanto a Comissão Federal de Comércio (FTC) vai se concentrar na OpenAI e Microsoft.

Em janeiro, a FTC já havia anunciado a abertura de uma investigação sobre os investimentos gigantes feitos pela Microsoft, Google e Amazon nas principais startups de IA generativa, OpenAI e Anthropic.

Procurados pela AFP, a OpenAI, Nvidia, o Departamento de Justiça e a FTC não fizeram comentários, e a Microsoft não respondeu ao contato.

Nvidia (NVDC34) anuncia parcerias com fábricas de IA

Nvidia (NVDC34) anunciou, neste domingo (2), uma série de parcerias com desenvolvedoras de computadores para oferecer a usuários soluções do que tem chamado de AI factories – ou “fábrica de inteligência artifical“.

Se juntam à Nvidia (NVDC34) companhias de hardware que possuem atuação no segmento de soluções para computação, principalmente em servidores, como Gigabyte, AsRock Rack e até a Asus.

A ideia é que a Nvidia atue junto aos clientes para desenvolver essas “fábricas”, otimizando o processamento de IA generativa por meio de uma interação de seus produtos, como a recente linha de chips Blackwell, com os desses parceiros.

“A próxima revolução industrial já começou. Empresas e países estão fazendo parcerias com a Nvidia para mudar os data centers tradicionais de trilhões de dólares para a computação acelerada e construir um novo tipo de data center – as fábricas de IA – para produzir uma nova commodity: inteligência artificial”, disse o CEO da companhia, Jansen Huang, no evento Computex.

Essas soluções, segundo a Nvidia, poderão ser acessadas por clientes de qualquer tamanho, desde aqueles que utilizam uma GPU até os que demandam sistemas mais complexos.