Rumores ‘deram gás’

GPA dispara mais de 18% na B3 e lidera Ibovespa

Por volta das 15h01, as ações do GPA (PCAR3) subiam 18,57%, sendo negociadas a R$ 2,81

GPA (PCAR3) / Foto: Divulgação
GPA (PCAR3) / Foto: Divulgação

As ações do GPA (PCAR3) registraram forte alta no pregão desta segunda-feira (16), após a divulgação de que a gestora de investimentos Reag Trust acumulou uma participação relevante na empresa. A gestora administra fundos ligados ao empresário Nelson Tanure.

Por volta das 15h01, as ações do GPA (PCAR3) subiam 18,57%, sendo negociadas a R$ 2,81.

Segundo correspondências enviadas pela Reag ao GPA (PCAR3), fundos sob sua gestão passaram a deter 5,59% das ações ordinárias da companhia, além de instrumentos financeiros derivativos que elevaram a exposição total para 9,59%.

O mercado reagiu positivamente à notícia, enxergando um possível movimento de fusão entre o GPA — proprietário das marcas Pão de Açúcar e Extra — e a Rede Dia.

Após entrar em recuperação judicial no Brasil, a operação brasileira do Dia foi vendida, em maio, pelos controladores espanhóis para um veículo administrado pela MAM Asset Management, do Banco Master.

A identidade do comprador não foi revelada na época da operação. Segundo a Exame, Tanure deve assumir a operação com o objetivo de criar uma corporation no setor de varejo.

Rumores indicam que, neste momento de mudanças para o GPA, a organização está desenhando uma nova estrutura financeira e buscando margens mais robustas.

Carrefour (CRFB3) desliga 2,2 mil funcionários; GPA corta custos em 15%

Carrefour (CRFB3) e o GPA, proprietário da rede Pão de Açúcar, estão implementando cortes em suas equipes.

No caso do Carrefour (CRFB3), tanto nas unidades de varejo quanto no atacadão Atacadão, estima-se que cerca de 2,2 mil colaboradores sejam afetados ao final do processo. Segundo informações divulgadas em reportagem do Valor.

Tal iniciativa é pouco comum nesse período, já que ocorre próximo às festas de fim de ano, um momento de aumento significativo no fluxo de clientes e demanda, o que pode comprometer o nível de atendimento e afetar a experiência dos consumidores nas lojas.