Mercado

Azul (AZUL4): tráfego de passageiros cresce 18,7% em setembro

A taxa de ocupação no período foi de 81,7%, um aumento de 2,6 pontos percentuais

A Azul (AZUL4) emitiu comunicado nesta terça-feira (10), apresentando os resultados preliminares do seu desempenho em relação à quantidade de passageiros transportados em setembro.

O tráfego de passageiros da companhia aérea no consolidado (RPKs) aumentou 18,7% em relação a setembro de 2022, frente a um aumento de 15,0% da capacidade (ASKs), resultando em uma taxa de ocupação de 81,7%, um aumento de 2,6 pontos percentuais comparado com o mesmo período de 2022. 

“Em setembro, continuamos a demonstrar a nossa habilidade de equilibrar a capacidade com a demanda, o que nos permite manter taxas de ocupação sustentáveis, e RASK recorde. Esperamos que essas tendências positivas continuem durante a alta temporada de verão”, diz John Rodgerson, CEO da Azul.

As ações da Azul registraram uma das maiores altas no pregão do Ibovespa desta terça. Os papeis da companhia avançaram 7,17% cotados a R$ 13,13.

Azul aumenta número de voos no Galeão

A Azul anunciou, na última sexta-feira (6), a ampliação do número de voos no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro.

A partir de 2 de janeiro de 2024, entra em vigor a restrição das operações no Aeroporto Santos Dumont, também no Rio, um dos mais movimentados do país.

A Azul aumentará a quantidade de voos dos atuais três para 30 por dia no aeroporto. A transferência de voos para o Galeão será gradual e teve início no dia 1º de outubro, com rotas para Recife e Campina Grande.

Com o aumento de 900% em suas rotas no Galeão, a Azul passará a conectar o aeroporto a Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Campina Grande, Guarulhos e Campinas.

No Santos Dumont, a companhia vai manter a ponte aérea com o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com 13 voos diários em cada sentido.