Mercado

BYD tem data para inaugurar pedra fundamental de fábrica na Bahia

A montadora chinesa de veículos eletrificados vai ocupar as instalações da Ford, em Camaçari

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou nesta sexta-feira (29) a data da inauguração da pedra fundamental da fábrica da BYD no estado. A montadora chinesa de veículos eletrificados vai ocupar as instalações da Ford, em Camaçari, município da Região Metropolitana de Salvador.

“Dia 9, pela manhã, vamos fazer um ato. Espero que dê tudo certo com a Ford, se não der certo, faremos em outro ambiente. Mas vai vir o número 1 e 2 da BYD e todo corpo diretivo da BYD China e Brasil. É o primeiro ponto na América Latina, nem na Europa tem um ambiente de produção de automóveis elétricos”, disse o governador.

O petista revelou ainda que no mesmo dia, além do evento da BYD, será realizado também uma ação da fabricante de pneus Bridgestone para divulgar a chegada de mais investimentos na Bahia.

“A expectativa nossa é que no ano que vem com fé em Deus a BYD possa entregar no mercado 250 mil automóveis elétricos. Vai ter um totalmente elétrico e um híbrido também. Eles vão anunciar na segunda-feira com mais clareza uma central, um Parque Tecnológico aqui em Salvador para gerar pesquisa e inovação tecnológica na área de biodiesel para os carros híbridos. A expectativa é de seis mil empregos. Vamos exportar carros elétricos para a América Latina e para a Europa”, detalhou o governador.

Com informações do Bahia Notícias, parceiro do BP Money.

BYD prorroga data de início das operação de fábrica na Bahia

No início de setembro, a BYD alterou a previsão do início das operações da fábrica que será instalada em Camaçari, no estado da Bahia.

Antes prevista para o segundo semestre de 2024, o começo da produção deverá acontecer a partir do primeiro trimestre de 2025, segundo seu conselheiro e porta-voz Alexandre Baldy.

Para o site Autodata, o executivo informou que houve um atraso com relação ao cronograma inicialmente planejado, que projetava para o segundo semestre do ano que vem o início das operações, por causa das burocracias envolvidas na negociação da unidade.

Ford: Governo recompra fábrica na Bahia e vai negociá-la com BYD

Em agosto, a Ford anunciou ao mercado a realização de um acordo com o governo da Bahia. O acordo visa que o Estado assuma a propriedade do complexo fabril fechado pela companhia em 2021 em Camaçari.

Nesse contexto, vale ressaltar que a área é alvo do interesse da Ford, uma vez que, desde de o ano passado vinha tentando estabelecer um acordo com a montadora norte-americana e o governo baiano para adquirir a unidade.

A BYD afirmou em, em nota, que “segue com o planejamento de investir na unidade industrial de Camaçari, mantendo as negociações necessárias com o governo da Bahia”. Não estava imediatamente claro se a unidade industrial citada pela empresa envolve a área da Ford.

O governo da Bahia não tinha representantes disponíveis para se manifestar. De acordo com a Ford, o processo de reversão de propriedade de fábrica em Camaçari para o Estado da Bahia prevê “posterior indenização para empresa em valores compatíveis com o mercado”. A empresa não informou detalhes.

“O acordo tem a finalidade de simplificar e agilizar o processo de transição de propriedade da fábrica, contribuindo para geração de valor ao Estado e à comunidade baiana”, afirmou a Ford no comunicado.