As bolsas globais iniciam esta segunda-feira (27) em ritmos mistos, em semana reduzida por feriados aqui no Brasil e lá nos EUA.
Com os feriados desta segunda-feira (27) nos EUA (Memorial Day) e no Reino Unido, além do Corpus Christi que fecha a B3 na quinta-feira (30), a liquidez será reduzida esta semana. Contudo, a agenda econômica está cheia.
Na agenda da semana, em Nova York, o mercado aguarda o índice PCE de abril na sexta-feira e o PIB do primeiro trimestre na quinta-feira, enquanto adia as expectativas de cortes nas taxas de juros pelo Fed para o último trimestre do ano.
No Brasil, após o desconforto causado pela declaração de Haddad sobre a meta de inflação e em meio ao agravamento das expectativas, o IPCA-15 de maio será divulgado na terça-feira (28).
EUA
Os índices futuros dos EUA mostram movimento misto em um dia de feriado no país, após a alta observada na última sexta-feira (24), impulsionada por indicadores econômicos e pelo desempenho da Nvidia.
Atualmente, os traders acreditam que há menos de 50% de chance de o banco central reduzir as taxas de juros na reunião de setembro, conforme indicado pela ferramenta CME FedWatch.
Cotação dos índices futuros dos EUA:
Dow Jones Futuro: -0,11%
S&P 500 Futuro: -0,04%
Nasdaq Futuro: 0,00%
Bolsas asiáticas
As bolsas asiáticas encerraram em alta, com o aumento dos lucros industriais na China nos primeiros quatro meses do ano, segundo o Departamento Nacional de Estatísticas.
Os lucros industriais chineses cresceram 4,3% em termos anuais de janeiro a abril.
Ainda esta semana, serão divulgados mais dados econômicos da China e da Índia. A China publicará na sexta-feira a leitura oficial de seu índice de gerentes de compras (PMI), enquanto a Índia apresentará os números do produto interno bruto (PIB) do quarto trimestre fiscal.
Shanghai SE (China), +1,14%
Nikkei (Japão): +0,66%
Hang Seng Index (Hong Kong): +1,17%
Kospi (Coreia do Sul): +1,32%
ASX 200 (Austrália): +0,79%
Bolsas europeias
Os mercados europeus operam em alta, com investidores buscando orientações em um dia que promete ser tranquilo para os mercados.
O Conselho de Negócios Estrangeiros da União Europeia se reunirá nesta segunda-feira para discutir questões como a guerra em curso entre Rússia e Ucrânia e as tensões no Oriente Médio.
Além disso, o presidente francês, Emmanuel Macron, continuará sua visita oficial à Alemanha.
FTSE 100 (Reino Unido): -0,26%
DAX (Alemanha): +0,13%
CAC 40 (França): +0,17%
FTSE MIB (Itália): +0,21%
STOXX 600: +0,07%
Radar corporativo
O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) está analisando se a parceria comercial entre Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) precisará ser notificada ao órgão. A informação é do Broadcast/Estadão.
Além disso, a JBS (JBSS3) levantou quase R$ 1,9 bilhões com emissão de CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio). Segundo apurou o IM Business, a demanda superou as expectativas iniciais e chegou a R$ 2,5 bilhões.
Agenda da semana
A semana será marcada pela divulgação de importantes indicadores econômicos, tanto no Brasil quanto nos EUA.
No Brasil, o foco estará no IPCA-15 de maio, no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e na PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua. Nos EUA, os principais destaques serão o Livro Bege, o PIB e o deflator do PCE.
No Brasil, a agenda inclui a divulgação do INCC-M de maio e a sondagem da construção, ambos pela FGV, às 8h.
O Boletim Focus será divulgado às 8h25, seguido da nota à imprensa do Banco Central sobre política monetária e operações de crédito às 8h30. Às 10h, será divulgada a sondagem da Indústria da Construção de abril.
Roberto Campos Neto dará uma palestra ao meio-dia em um evento promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (LIDE) em São Paulo.
A balança comercial semanal será divulgada às 15h, e Gabriel Galípolo falará em um evento da Liga de Mercado Financeiro da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) às 18h.