Carrefour (CRFB3) anuncia novo CFO para o Grupo BIG

Carrefour anunciou Eric Alencar como seu novo CFO e diretor de relações com investidores

O Carrefour Brasil (CRFB3) anunciou nesta sexta-feira (31) Eric Alencar como seu novo CFO e diretor de relações com investidores. A contratação vem pouco mais de um mês depois de David Murciano renunciar ao cargo por motivos pessoais. Murciano estava há menos de dois anos na posição e, segundo a empresa, decidiu voltar a viver com sua família na Europa.  As informações são do Brazil Journal.

Eric começa em três semanas no cargo. Ele está deixando o Aché Laboratórios, onde estava há 11 meses. Antes, havia sido CFO do Grupo Oncoclínicas por seis anos, depois de ter ocupado o mesmo cargo na Cyrela por outros seis. Ele também teve passagens pelo Boston Consulting Group, pelo Deutsche Bank e pela A. T. Kearney.

Em fevereiro, a renúncia de Murciano pegou o mercado de surpresa. O executivo estava liderando a integração do Grupo BIG junto com seu antecessor, Sebastian Durchon, hoje o chief integration officer do grupo (um cargo não estatutário). No Carrefour Brasil, Eric terá que dar continuidade a esse processo, que o mercado tem visto como uma integração complexa e com baixa visibilidade sobre os ganhos e sinergias.

 A ação do Carrefour Brasil negocia perto da mínima histórica, ao redor de R$ 12,80, com a companhia valendo R$ 26 bilhões na Bolsa. O BIG foi o destaque negativo do quarto trimestre do grupo, com resultados abaixo de expectativas já humildes. A operação do BIG teve margem EBITDA negativa, aumentando a percepção dos analistas de que há um risco relevante de execução no processo de integração dos dois negócios. 

 Na época do resultado, o Itaú escreveu que espera que a integração “desafiadora” do BIG “continue a afetar o momentum de curto prazo da companhia.” Além disso, Eric também terá o desafio de rolar dívidas de R$ 14 bilhões, que vencem nos próximos doze anos — 60% das quais são intercompany loans com o Carrefour na França.

 

Carrefour Brasil tem queda de 28,2% no lucro do 4T22

No quarto trimestre de 2022, o Carrefour Brasil reportou lucro líquido ajustado de R$ 550 milhões entre outubro e dezembro, queda de 28,2% em relação ao mesmo período de 2021. 

A receita líquida foi de R$ 28,158 bilhões no quarto trimestre deste ano, alta de 36,3% na comparação com mesmo trimestre de 2021.

O Ebitda (Lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado totalizou R$ 1,972 bilhão entre outubro e dezembro de 2022, um crescimento de 12,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. 

Já a margem Ebitda (Ebitda sobre receita) ajustada do Carrefour atingiu 7% entre outubro e dezembro, baixa de 1,5 ponto percentual (p.p.) frente a margem registrada no quarto trimestre de 2021.

O volume bruto negociado (GMV, na sigla em inglês) total ultrapassou R$ 2,0 bilhões no trimestre, mais de 2 vezes em relação ao mesmo período de 2021.

O custo líquido da dívida (incluindo recebíveis descontados) foi de R$ 481 milhões no quarto trimestre de 2022, R$ 313 milhões acima do ano anterior.

O lucro bruto, por sua vez, atingiu a cifra de R$ 6,133 bilhões no quarto trimestre de 2022, um aumento de 43,4% na comparação com igual etapa de 2021. A margem bruta foi de 21,7% no 4T22, alta de 1,1 p.p. frente a margem do 4T21.

As despesas com vendas, gerais e administrativas somaram R$ 4,152 bilhões no último trimestre de 2022,avanço de 64,9% em relação ao mesmo período de 2021. 

Em 31 de dezembro de 2022, a dívida líquida do Carrefour Brasil era de R$ 12,740 bilhões, um crescimento de 184% na comparação com a mesma etapa de 2021.