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Carrefour (CRFB3): XP (XPBR31) corta preço-alvo

A XP Investimentos manteve sua recomendação neutra para o Carrefour

As ações do Carrefour (CRFB3) tiveram seu preço-alvo cortado de R$ 20,00 para R$ 14,00 pela XP Investimentos (XPBR31). Apesar disso, a corretora manteve sua recomendação neutra.

Em relatório, os analistas da casa citaram a incorporação do Grupo BIG, adquirido pela empresa em junho do ano passado, como um dos fatores responsáveis pela redução.

“Como resultado, os investidores começaram a ignorar o nome, com o interesse drasticamente reduzido”, afirmaram.

Para a XP, o Grupo Carrefour é composto por quatro negócios diferentes: Atacadão, atuando no atacarejo; os supermercados do Carrefour, no varejo; Sam’s Club; e o CSF Bank, braço financeiro.

“O Atacadão representa a maior parte do valor do grupo, enquanto o Carrefour Retail fica atrás. Se assumirmos que o Atacadão é negociado em linha com a Assaí (ASAI3), a um múltiplo de 10x o preço pelo lucro, a ação está atualmente precificando basicamente o valor do Atacadão, enquanto os outros ativos são vistos como risco de alta”, afirmaram.

“Acreditamos que isso seja explicado principalmente pelos riscos de execução em curso na integração do BIG, que estão pressionando e obscurecendo os resultados de curto prazo”, acrescentaram.

Além disso, por conta das dificuldades provocadas pela incorporação do Grupo BIG, a XP reduziu a projeção de Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) e lucro líquido do Carrefour para 2023 em 21% e 10%, respectivamente.

Carrefour (CRFB3) registra baixa de 95% no lucro ajustado no 2T23

O Carrefour Brasil (CRFB3) reportou lucro líquido ajustado de R$ 29 milhões no segundo trimestre de 2023, queda de 95,2% frente ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o Carrefour, o resultado foi afetado pelo impacto financeiro de sua integração com o Grupo BIG. A varejista ainda afirmou que as vendas líquidas cresceram 8,1%, para 25,95 bilhões de reais, na mesma base. No entanto, apenas as unidades de atacarejo, o que inclui o Atacadão, as vendas aumentaram 4,6%.