Fiat Strada é o carro mais vendido do Brasil no 1º semestre

No período entre janeiro e junho, foram vendidas 50.546 unidades da picape no Brasil.

O Fiat Strada foi o carro mais vendido do Brasil no primeiro semestre de 2023 dentre os veículos zero, segundo dados divulgados nesta terça-feira (4) pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

No período entre janeiro e junho, foram vendidas 50.546 unidades da picape no Brasil. O segundo colocado foi o Chevrolet Onix, com 44.110 unidades vendidas no semestre.

No ano passado, o Onix havia perdido a vice-liderança para o Hyundai HB20. Já no primeiro semestre de 2023, o HB20 foi o quinto mais vendido, atrás do Volkswagen Polo e do Onix Plus.

O Fiat Strada mantém a posição de mais vendido dentre os carros novos desde 2021. Antes disso, o mais vendido era o Onix. A liderança do Strada reflete algumas das mudanças no mercado automotivo brasileiro, que tem visto aumento na busca por utilitários esportivos e carros de maior porte, sobretudo no segmento de veículos novos.

Na lista dos dez mais vendidos estão também os p rincipais modelos SUV, como Volkswagen T-Cross, Jeep Compass e Hyundai Creta. Em polo oposto ao da picape Strada, alguns dos carros mais baratos da Fiat também figuram entre os mais vendidos, como o Argo e o Mobi.

Veja a lista dos carros mais vendidos no semestre:

Fiat Strada: 50.546 unidades;
Chevrolet Onix: 44.110 unidades;
Volkswagen Polo: 37.722 unidades;
Chevrolet Onix Plus: 35.726 unidades;
Hyundai HB20: 34.002 unidades;
Volkswagen T-Cross: 32.035 unidades;
Fiat Argo: 31.920 unidades;
Fiat Mobi: 30.442 unidades;
Jeep Compass: 30.350 unidades;
Hyundai Creta: 29.948 unidades.

Com informações do Metrópoles, parceiro do BP Money. 

Carros populares: vendas aumentam com ajuda do governo

Impulsionadas pelo programa do governo que oferece descontos de até R$ 8 mil para carros populares, as vendas de veículos novos registraram um aumento de 6,4% no último mês em comparação com o mesmo período do ano anterior. As informações são do Estadão.

No mês de junho, um total de 189,5 mil unidades de veículos, incluindo carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, foram vendidas. Em comparação com o mês anterior, as vendas apresentaram um aumento de 7,4%. O ritmo diário de vendas também atingiu a marca de 9 mil veículos, alcançando esse patamar pela primeira vez neste ano.

Após o anúncio dos descontos nos preços, houve uma corrida de consumidores às concessionárias devido à expectativa de esgotamento rápido dos bônus concedidos pelo governo.