O mês de novembro fechou com novas perdas para os FIIs (fundos de investimentos imobiliários). O Ifix, índice de referência da classe, mostrou que os ativos caminham para o seu pior desempenho desde a pandemia.
Se o ritmo seguir igual no mês de dezembro, o índice dos FIIs pode registrar a terceira maior queda desde o início da série histórica, que começou em 2011.
A desvalorização do Ifix já acumula 5,3% no ano até novembro, ficando atrás somente dos tombos de 10,24% em 2020, ano em que o coronavírus foi descoberto, e de 12,61% em 2013, segundo o “Valor”.
Quando a Selic (taxa básica de juros) voltou ao ciclo de aperto, saindo de 10,5% para 10,75% ao ano, em setembro, o Ifix começou a registrar queda de mais de 7%.
Há 3 razões para o movimento do índice dos FIIs:
- A relação entre os FIIs e a Selic é inversa;
- Os investimentos em renda fixa passam a ser mais atraentes diante desse cenário, com perspectiva dos juros subirem ainda mais;
- Além disso, o quadro torna o crédito mais caro, o que tende a atrasar o desenvolvimento de novos projetos imobiliários e, ao mesmo tempo, esfriar a demanda por imóveis.
Em paralelo a isso, o mercado segue frustrado com o pacote de corte de gastos do governo federal anunciado esta semana, que foi mal recebido e fez disparar as apostas de um aumento ainda maior nos juros na reunião de dezembro – a última do ano.
Fundos acompanham mau humor do mercado e têm pior dia em dois anos
O Ifix (índice de FIIs mais negociados na Bolsa) acompanhou o mau humor do mercado financeiro nesta quinta-feira (28) e encerrou sessão com forte queda de 0,97%, para 3.140 pontos. Este foi o pior desempenho desde 17 de novembro de 2022, quando o índice registrou uma queda de 1,73%.
O resultado do indicador de FIIs (Fundos de Investimentos Imobiliários) refletiu a percepção negativa do mercado em relação às recentes medidas de contenção de gastos anunciadas na noite de quarta-feira (27) pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).
Segundo Haddad, as medidas deverão gerar uma economia superior a R$ 70 bilhões nos próximos dois anos.
Dos 114 FIIs que compõem o Ifix, apenas 10 encerraram a sessão no campo positivo. O BTG Pactual Corporate Office Fund (BRCR11) liderou as quedas do dia, com perda de 3,28%.
Na semana, o índice dos Fundos de Investimentos Imobiliários acumula queda de pouco mais de 1,1%. Em novembro, a baixa já chega a 2%, enquanto, no acumulado de 2024, o indicador registra perdas de 5,6%.