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Gradiente investe R$ 50 mi para ingressar mercado de energia

Energia solar

Foto: Jose Cruz/Agência Brasil

A Gradiente, empresa de eletroeletrônicos da família Staub, está investindo R$ 50 milhões para ingressar no mercado de energia solar na modalidade de geração distribuída.

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“Decidimos pelo setor solar porque é um segmento muito promissor”, disse Eugenio Staub, presidente da Gradiente, ao Valor Econômico.

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Intitulada Gradiente Solar, a nova empresa pretende se tornar uma integradora de sistemas de geração de energia, com foco em residências e pequenos negócios.

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A entrada no mercado de energia solar acontece pouco depois de a empresa ter finalizado um processo de recuperação judicial, iniciado em 2028, no final de 2023.

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A companhia também fez uma oferta pública para tirar suas ações da bolsa e tem uma disputa com a Apple pelo uso da marca “iPhone” no Brasil – em discussão no STF.

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“Agora é vida nova e decidimos recomeçar as atividades neste setor solar porque é um segmento muito promissor (…). Vamos nos dedicar a instalação em telhados de casas e pequenos comércios, pois é um mercado que carece de mais profissionalismo e organização”, disse Staub.

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O investimento será feito com capital próprio do grupo e vai acontecer ao longo de 2024. No primeiro momento, a ideia é atuar no Estado de São Paulo, nas áreas de concessão da CPFL e Enel, e ir e depois ampliar para outras regiões.

Energia: mercado aquece no Brasil com geração distribuída

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A geração de energia elétrica de consumo ou em área próxima, comumente conhecida como GD (geração distribuída), oriunda de energia solar (sistemas fotovoltaicos), tem potencial para gerar economia líquida na conta de energia da população brasileira superior a R$ 84,9 bilhões até 2031.

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Os dados são do estudo encomendado pela Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) e realizado pela consultoria Volt Robotics.

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Em maio, a energia gerada em sistemas próprios com tecnologia fotovoltaica superou 29 GW (gigawatts) de potência instalada em operação nacional, conforme dados da Absolar.

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O total de unidades consumidoras beneficiadas com o uso de energia solar superou os 3,7 milhões no Brasil.

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