Mercado

Ibovespa: alta desta sexta-feira iguala rendimento de 3 meses no CDI

Com a alta desta sexta-feira, o Ibovespa passou a acumular uma alta de 7,68% no ano

Com a alta desta sexta-feira (3), o Ibovespa passou a acumular uma alta de 7,68% no ano, seguindo atrás do CDI, indicador de referência para as aplicações de renda fixa, que reporta um retorno de pouco mais de 11%. Apesar da discrepância, a alta de 2,70% desta sexta equivaleu a praticamente três meses de retorno nas aplicações de renda fixa mais conservadoras.

Na quarta-feira (1º), a era dos ganhos de 1% ao mês na renda fixa chegou ao fim com o corte da taxa básica de juros de 0,5 ponto percentual, para 12,25% ao ano. Com isso, a expectativa é que o Ibovespa volte a ganhar atratividade entre os investidores. 

Ibovespa fecha em alta, com payroll no radar; dólar cai

Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, encerrou a sexta-feira (3) em alta de 2,70%, aos 118.159 pontos. Já o dólar comercial caiu 1,54%, cotado a R$ 4,89.

O principal destaque desta sexta-feira ficou com o relatório de emprego dos EUA, também conhecido como payroll. O documento, que foi divulgado pelo Departamento de Trabalho norte-americano, informou que a economia dos EUA criou 150 mil vagas de emprego em outubro. O número veio abaixo do esperado pelo mercado, que previa 180 mil novas vagas no mês.

No cenário local, os investidores também repercutiram a decisão do Copom (Comitê de Política Monetária), que aconteceu na última quarta-feira (1º). O Banco Central decidiu promover mais um corte de 0,5 p.p na taxa básica de juros, a terceira redução seguida. Com a nova diminuição no índice, a Selic foi a 12,25%

Vale ressaltar que os mercados de todo o mundo continuaram de olho na temporada de divulgação de balanços corporativos, com resultados referentes ao terceiro trimestre de 2023.

Ibovespa segue índices internacionais

Ibovespa seguiu os principais índices europeus, que subiram nesta sexta-feira. O índice DAX, de Frankfurt, subiu 0,30%, enquanto o índice Euro Stoxx 50 avançou 0,16%. Já o CAC 40, de Paris, desvalorizou 0,16%. Em Wall Street, os índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq subiram 0,66%, 0,92% e 1,38% respectivamente.