O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, registrava uma alta superior a 1% nesta quinta-feira (5), após a aprovação, pelos deputados, do regime de urgência para a votação de propostas que fazem parte do pacote fiscal do governo.
O destaque do dia foi a Eletrobras, que teve uma valorização expressiva devido a uma decisão relacionada a recursos para a Conta de Desenvolvimento Energético.
Por volta das 13h13 (horário de Brasília) o marcador apresentava um ganho de 1,36%, aos 127.796 pontos.
Já o dólar comercial seguia o sentido contrário do índice. Mesmo com a trajetória contrária a moeda norte-americana recuava na mesma intensidade, ao passo que se desvalorizava a 1,07%, cotado a R$ 5,97
Os investidores estavam avaliando os novos dados sobre o mercado de trabalho dos EUA e, ao mesmo tempo, acompanhando com otimismo os esforços do governo brasileiro para aprovar seu pacote fiscal ainda neste ano.
A moeda americana caía de forma expressiva nos mercados globais, com os investidores reagindo à desaceleração gradual da economia dos EUA, o que abre espaço para um possível afrouxamento da política monetária do Federal Reserve no próximo ano.
Ibovespa avança com aprovação de urgência para medidas fiscais
O Ibovespa apresenta desempenho favorável após a aprovação, na última quarta-feira (4), a do regime de urgência, pela Câmara dos Deputados, para a proposta que autoriza o governo a limitar o uso de créditos tributários em caso de déficit nas contas públicas, além de uma medida para ajustar as despesas com o salário mínimo aos parâmetros do novo arcabouço fiscal.
Esse regime de urgência dispensa prazos específicos e acelera o processo de tramitação das propostas.
O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirmou que espera que os projetos sejam discutidos em plenário já na próxima semana.
Segundo a análise da equipe da Ágora Investimentos, a medida deve diminuir as preocupações sobre eventuais obstáculos ao plano fiscal, que estavam pressionando as taxas de juros nas últimas sessões, com reflexos negativos nos ativos de risco, conforme um relatório enviado a clientes mais cedo.
EUA
Os principais índices de Wall Street apresentavam uma variação pouco significativa nesta quinta-feira, após alcançarem máximas históricas de fechamento na sessão anterior. No entanto, o Nasdaq atingiu um pico intradiário, impulsionado pela expectativa em torno dos dados de emprego desta semana.
Os investidores estavam atentos ao relatório mensal sobre o mercado de trabalho, que será divulgado na sexta-feira.
Durante o dia, os dados mostraram um aumento moderado no número de norte-americanos solicitando auxílio-desemprego na semana passada, indicando que o mercado de trabalho continuou a desacelerar.
De acordo com o governo dos EUA, os pedidos iniciais de auxílio-desemprego subiram em 9.000, para 224.000 na semana encerrada em 30 de novembro, acima dos 215.000 da semana anterior e da expectativa dos economistas consultados pela Reuters, que previam 215.000 pedidos.
Esses dados, somados aos números do dia anterior, reforçam a visão de que a economia dos EUA está perdendo força, com destaque para uma menor criação de vagas no setor privado do que o esperado, o que renova as especulações sobre cortes contínuos na taxa de juros pelo Federal Reserve.