Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa opera em queda superior a 1% com fiscal no radar; dólar sobe

No Brasil, os investidores seguem atentos à evolução das medidas fiscais, após a aprovação do regime de urgência

Foto: Freepik
Foto: Freepik

O Ibovespa, principal índice do mercado acionário nacional, registrava queda durante o pregão desta sexta-feira (6), com o Banco do Brasil figurando entre as principais perdas, após o Citi rebaixar sua recomendação para as ações do banco para neutra. 

Por volta das 13h14 (horário de Brasília) o marcador apresentava um recuo de 1,16%, aos 126.364 pontos.

Já o dólar comercial seguia o sentido contrário do índice, quando avançava 0,88%, cotado a R$ 6,06.

Ibovespa reage à preocupações com cenário fiscal

No Brasil, os investidores seguem atentos à evolução das medidas fiscais, após a aprovação na quarta-feira (4) do regime de urgência para duas propostas do pacote de gastos na Câmara dos Deputados.

A sexta-feira também foi marcada pelo anúncio de um acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul, mas o pacto ainda enfrentará dificuldades para ser aprovado na Europa, onde a oposição da França é significativa.

Segundo Harrison Gonçalves, analista e sócio da CMS Invest, o número de vagas criadas acima do esperado gera incerteza sobre o ritmo de corte de juros pelo Federal Reserve. “Há uma dúvida crescente sobre a velocidade do afrouxamento monetário”, afirmou ele.

EUA

Nos mercados norte-americanos, os índices futuros reagiram com ganhos moderados aos dados, enquanto os rendimentos dos títulos de 10 anos do Tesouro dos EUA caíam para 4,1375%, em comparação com 4,182% na véspera.

Nos EUA, o Departamento de Trabalho divulgou a criação de 227.000 novas vagas de emprego fora do setor agrícola em novembro, superando ligeiramente as expectativas. No entanto, a taxa de desemprego subiu para 4,2%, contra 4,1% em outubro.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: -0,005%

S&P 500: +0,26%

Nasdaq: +0,49%

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile