O Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, a B3, opera em queda no pregão desta terça-feira (4).
O índice recua mesmo após a divulgação do PIB, pelo IBGE, que veio acima do esperado, revelando um avanço de 0,8% na economia nacional durante o primeiro trimestre do ano.
Por volta das 13h22 (horário de Brasília) o marcador apresentava uma variação negativa de 0,60%, aos 121.300 pontos.
Já o dólar comercial levava o pregão com saltos consideráveis. Neste mesmo período a moeda norte-americana disparava
Ibovespa enfrenta sessão de varição negativa
O Ibovespa começou a sessão em baixa, pressionado negativamente pelas perdas das ações de commodities e de outros papéis de peso.
A queda do minério de ferro na bolsa de Dalian pesa sobre Vale ON (-1,26%), Gerdau PN (-1,14%), CSN ON (-1,65%) e outros papéis de mineração e siderurgia, que têm participação importante no índice.
Já Petrobras PN (1,04%) e Petrobras ON (-0,97%) recuavam acompanhando as perdas do petróleo Brent.
Mesmo após a divulgação do PIB, o índice manteve a sessão sem manter ganhos. A surpresa para cima eleva temores de que juros podem ficar em níveis mais altos por mais tempo.
Ao mesmo tempo, o mercado divide as atenções com o relatório de emprego dos EUA.
Os EUA registraram a abertura de 8,059 milhões de vagas de emprego em abril, de acordo com o relatório Jolts, publicado nesta terça-feira (4) pelo Departamento do Trabalho do país.
EUA
As bolsas de Nova York abriram o pregão desta terça-feira (4) em queda moderada e seguem no mesmo ritmo, enquanto o mercado assimila a divulgação do relatório Jolts de abril, o primeiro de uma série de indicadores do mercado de trabalho dos EUA que sairão nesta semana.
A distensão do apertado mercado de trabalho americano é uma das condições que podem abrir caminho para o ciclo de cortes de juros pelo Fed (Federal Reserve).
Cotação dos índices dos EUA:
Dow Jones: -0,14%
S&P 500: -0,42%%
Nasdaq: -0,39%