Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa salta e triplica ganhos do início do pregão; dólar recua

O índice é impulsionado com divulgação do IPCA-15

Ibovespa opera em alta (Foto: unsplash)
Ibovespa opera em alta (Foto: unsplash)

O Ibovespa, principal índice da B3, a Bolsa de Valores brasileira, mais que triplicou os ganhos registrados no início do pregão desta sexta-feira (26), sendo impulsionado pelo bom humor do mercado intaurado após a divulgação de dados economicos locais e internacionais.

Por volta das 12h48 (horário de Brasília) do último dia útil da semana, o marcador registrava avanço de 1,37%, aos 126.349 pontos.

Na véspera, o Ibovespa havia encerrado a sessão na casa dos 124 mil pontos.

O dólar comercial, por sua vez, leva o pregão com queda. Neste mesmo horário a moeda norte-americana acumulava um recuo de 0,66%, cotado a R$ 5,12.

Ibovespa é impulsionado com divulgação do IPCA-15

O destaque no ganho do Ibovespa, é a divulgação do IPCA-15, que se apresenta como prévia da inflação, apresentou um recuo maior que o esperado pelo mercado no mês de abril, com uma alta de 0,21%.  

O desempenho do IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15) foi impulsionado, novamente, pelo grupo Alimentação e Bebidas, que teve alta de 0,61%, contribuindo com 0,13 ponto percentual para o índice geral. 

O dado surpreendeu e animou o mercado, que agora espera a manutenção do corte nos juros.

Lá fora, o PCE, também divulgado nesta manhã, pelo Departamento de Comércio dos EUA, nesta sexta-feira (26), mostram que o núcleo do índice de preços de gastos com consumo (PCE) avançou 0,3% em março em comparação com fevereiro.

“A boa notícia é que os dados divulgados nesta sexta-feira não excederam as expectativas do mercado”, inicia o economista-chefe da Suno Research, Gustavo Sung.

EUA

Nesta sexta-feira (26), os principais índices acionários de Nova York registram avanços, impulsionados pelos balanços positivos de algumas das principais empresas de tecnologia dos EUA, divulgados após o fechamento do mercado na noite anterior.

Além disso, os investidores estão analisando os dados de inflação do índice de preços de gastos com consumo (PCE) e os números do sentimento do consumidor da Universidade de Michigan, ambos alinhados com as estimativas.

O destaque vai para Nasdaq, que supera os ganhos de 2,04%.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: +0,42%

S&P 500: +1,05%

Nasdaq: +2,04%