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Latam pode responder por queda de avião da Voepass; entenda

O avião, da empresa Voepass, caiu em Vinhedo (SP), na última sexta-feira (9), e deixou 62 vítimas, sendo 58 passageiros e 4 tripulantes

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Foto: CENIPA

A Latam poderá ser responsabilizada pela queda do avião da Voepass em Vinhedo (SP), na última sexta-feira (9), e obrigada a indenizar as famílias das 62 vítimas do acidente.

Embora o avião que caiu seja da Voepass, as passagens para o voo foram vendidas por meio do site da Latam. As aéreas mantém um acordo de codeshare ou código compartilhado, que permite que uma empresa comercialize voos operados pela outra. O mesmo acontece entre Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4).

O diretor-executivo do Idec (Instituto de Defesa de Consumidores), Igor Britto, disse em entrevista ao Uol que as famílias das vítimas podem buscar indenização como se fosse um avião da Latam.

Segundo Britto, a companhia “não pode se beneficiar da parceria, vendendo serviços de uma empresa que tem estruturas, processos e aeronaves precários, mas não se responsabilizar pelos danos que essa decisão causou para as famílias”.

Desde o acidente, clientes da Latam foram ao site do Reclame aqui pedir o encerramento do acordo com a VoePass. Alguns deles dizem que desconheciam a parceria e compraram, sem saber, passagens da companhia aérea acidentada confiando na credibilidade da Latam.

Em um dos relatos, um cliente diz que comprou a passagem “acreditando que viajaram com a Latam”, mas que estaria sendo obrigad a voar “com uma empresa cujo histórico não me transmite confiança”. O cliente alegou que se sentiu “enganado”.

Apesar das reclamações, a Latam mantém a comercialização de passagens operadas pela VoePass em seu site.

Empresa de avião que caiu é 4ª maior em demanda

A empresa responsável pelo avião que caiu em Vinhedo – SP no início da tarde dessa sexta-feira (9) é a Voepass, atuante no país há 29 anos. Nenhuma das 62 pessoas, 58 passageiros e 4 tripulantes, sobreviveram ao acidente.

A Voepass é a quarta maior aérea do país em demanda, atrás apenas das três maiores do setor, que detém, juntas, 99% da demanda: Gol (GOLL4), Latam e Azul (AZUL4).

Segundo os últimos dados divulgados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o RPK (indicador utilizado pelo setor para mediar a demanda) registrado pela Voepass correspondia a cerca de 0,6% da participação de mercado em junho deste ano.

Anteriormente chamada de Passaredo, a empresa anunciou em agosto de 2019 a aquisição de 100% do controle societário da MAP Linhas Aéreas, numa tentativa de aumentar suas operações no aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista.

Hoje, a Voepass possui uma frota de 15 aeronaves -todas da empresa franco-italiana ATR, que viajam a 40 destinos do país. Os aviões são dos modelos ATR 72-500, ATR 72-600 e ATR 42-500.