Investimentos

Petrobras (PETR3) e Enarsa assinam acordo com foco em gás natural

Segundo a estatal, essas ações para fornecimento de gás ao país vizinho não tem qualquer impacto para o abastecimento do insumo no Brasil nem custo financeiro adicional para a Petrobras

Petrobras (PETR4)
Foto: reprodução/Tânia Rêgo

A Petrobras (PETR3; PETR4) anunciou, nesta quinta-feira (25), a assinatura de um memorando de entendimento com a estatal argentina Enarsa, com o objetivo de realizar estudos para possíveis parcerias no segmento de gás natural.

O acordo não vinculativo tem uma duração de três anos e permitirá o intercâmbio de informações, a avaliação de opções para cooperação e complementaridade energética entre as duas empresas.

Além da coordenação de ações para garantir um suprimento de gás mais robusto para a Argentina durante o inverno, quando a demanda é mais alta.

De acordo com a Petrobras, essas iniciativas para o fornecimento de gás ao país vizinho não afetam o abastecimento do insumo no Brasil, nem acarretam custos financeiros adicionais para a petroleira brasileira.

Petrobras (PETR4): acordo com chinesa prevê transição energética

Petrobras (PETR4) firmou, na quarta-feira (18), uma parceria com a empresa CNCEC (China National Chemical Energy Company) que prevê a avaliação de potenciais acordos comerciais em diversas áreas, com destaque para transição energética.

O contrato também possibilita acordos nas áreas de: Exploração de petróleo, Produção de fertilizantes a partir de gás natural e outras fontes; Desenvolvimento da produção, refino, biorrefino e petroquímica; Engenharia, construção e serviços; e Pesquisa, desenvolvimento e inovação.

O acordo terá duração de dois anos e será imediatamente ativado com a análise conjunta de ativos de fertilizantes e petroquímica, afirma a estatal, em comunicado.

Riscos em projetos de transição energética

A Petrobras (PETR4) afirmou que pode haver riscos ligados aos projetos de transição energética, incluindo impacto na taxa de retorno do portfólio da empresa.

“Podemos decidir investir em novos projetos de transição energética que estão além do nosso escopo atual de experiência e expertise”, manifestou a Petrobras (PETR4) no formulário 20-F, na quinta-feira (11), à SEC (órgão equivalente à Comissão de Valores Mobiliários brasileira). As informações são do “Valor”.

A estatal quer investir em eólicas marinhas (offshore), com armazenamento e captura de carbono. Além disso, a companhia também tem interesse em produzir hidrogênio verde (que trata com energias renováveis para a produção).

A petroleira pontuou que pretende adquirir projetos eólicos terrestres (onshore) e usinas solares fotovoltaicas.

A Petrobras já desenvolveu — em pequena escala — diesel verde (coprocessado nas refinarias, juntamente ao diesel tradicional).