A Subsea7 firmou nesta semana um contrato com a Petrobras (PETR3;PETR4) para fornecimento de serviços relacionados ao desenvolvimento do projeto Mero 4, no pré-sal da Bacia de Santos. O modelo do contrato é do tipo Engenharia, Aquisição, Construção e Instalação (EPCI).
De acordo com a companhia, o contrato, cujo valor é de US$ 750 milhões, inclui engenharia, licitação, fabricação, instalação e pré-comissionamento de 76 quilômetros de dutos.
O Mero é o terceiro maior campo do pré-sal e está localizado na área de Libra. O projeto envolve a implantação de um navio-plataforma (FPSO, na sigla em inglês) Alexandre de Gusmão, que deve iniciar a produção de petróleo e gás a partir de 2025. Além disso, o Mero 4 terá capacidade de processamento de 180 mil barris de óleo e 12 milhões de metros cúbicos (m³) de gás por dia.
Petrobras (PETR4) vende participação em usina no Paraná
A Petrobras (PETR3;PETR4) anunciou na última sexta-feira (27) que iniciou a venda da sua participação de 18,8% do capital social na sociedade UEGA (Usina Elétrica de Gás de Araucária), no Paraná. A Copel (CPLE6), que detém os 81,2% restantes, também iniciou o processo de venda de sua parte do negócio.
A estatal informou que os potenciais compradores classificados para essa fase receberão carta-convite com instruções sobre o processo de desinvestimento, incluindo orientações para a realização de due diligence e para o envio das propostas vinculantes.
A petrolífera acrescentou que a divulgação está de acordo com as suas normas internas da e com o regime especial de desinvestimento de ativos pelas sociedades de economia mista federais.
“Essa operação está alinhada à estratégia de otimização do portfólio, visando à maximização de valor e maior retorno à sociedade”, descreveu a Petrobras.
A UEGA é uma sociedade entre o Grupo Copel e a Petrobras, constituída de uma usina termelétrica a gás natural (ciclo combinado, com duas turbinas a gás e 1 turbina a vapor) localizada em Araucária- PR, próxima ao gasoduto Bolívia-Brasil (GASBOL). Ela entrou em operação em 2002 e possui capacidade instalada total de 484 MW.