Produção de Commodity

Petróleo: empresa chinesa descobre nova reserva de exploração

A área se encontra no campo de petróleo Kaiping South, pertencente à CNOOC, há cerca de 300 quilômetros da costa de Guangdong

Foto: Unsplash / Petróleo
Foto: Unsplash / Petróleo

A CNOOC (China National Offshore Oil Corp), empresa petrolífera estatal, anunciou a descoberta de uma grande reserva para exploração de petróleo, localizada em águas profundas no mar do Sul da China. A área tem mais de 100 milhões de toneladas de óleo equivalente comprovadas, aponta a Folha de S. Paulo. 

A área se encontra no campo de petróleo Kaiping South, pertencente à CNOOC, há cerca de 300 quilômetros da costa de Guangdong, província chinesa. Nela, está presente, principalmente, petróleo leve, com profundidade média em torno de 500 metros, segundo a companhia.

O vice-chefe de exploração da CNOOC, Xu Changgui, afirmou que o campo de petróleo da Kaiping South é o primeiro em águas profundas e de grande porte no país asiático. 

A estatal também tem avançado na exploração da commodity e de gás na região leste do mar do Sul da China. Ela construiu um novo polo de crescimento para produção dos materiais citados offshore, segundo Zhou Xinhua, CEO e presidente da CNOOC. 

“A empresa segue comprometida com a exploração e desenvolvimento de petróleo e gás no mar do Sul da China, aumentando continuamente sua capacidade de fornecimento de energia”, afirmou ele, segundo informações da Folha.

Petróleo e gás: produção no País cai 1,8%, puxada pela Petrobras (PETR3)

Em janeiro, a produção de petróleo e gás natural no Brasil diminuiu pelo segundo mês consecutivo, totalizando 4,487 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), refletindo uma queda de 1,8% em relação ao mês anterior.

A redução foi liderada pela Petrobras (PETR3; PETR4), que registrou uma produção de 2,877 milhões de boed, representando uma diminuição de 2% em comparação com dezembro de 2023, de acordo com informações fornecidas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A produção de petróleo no País em janeiro totalizou 3,519 milhões de barris por dia (bpd), registrando uma queda de 1,8% em comparação com dezembro de 2023.

Já a produção de gás natural no País diminuiu 1,7%, atingindo 153,9 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d) em todo o país.

No mês de janeiro, a Petrobras registrou uma produção de 2,245 milhões de barris por dia (bpd) de petróleo, refletindo uma queda de 1,7% em comparação com o mês anterior.