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Reddit planeja lançamento de IPO em março

Empresa tem traçado planos detalhados e a IPO pode ser concluída em março, dizem fontes

O Reddit, plataforma de rede social, está planejando lançar uma oferta pública inicial (IPO), em março deste ano. De acordo com fontes familiarizadas com o tema, a empresa tem traçado planos detalhados e avançado com uma listagem que está em vista há mais de 3 anos. 

Se confirmado o rumor, o Reddit seria a primeira grande empresa de mídia social a lançar um IPO, desde 2019, quando o Pinterest abriu seu capital. Esse lançamento ocorreria em um momento de forte concorrência enfrentada pelo Reddit e outras plataformas de redes sociais pelas verbas publicitárias de gigantes como a Meta e o TikTok.

Além disso, um teste proposto pela oferta é a disposição de alguns usuários do Reddit em apoiar a estreia da empresa no mercado acionário. Investidores que utilizam a plataforma contribuíram no impulso de dezenas de altas as ações “meme” nos últimos 3 anos. Isso inclui desde a varejista GameStop até a operadora de cinema AMC Entertainment Holdings.

O Reddit fez seu pedido confidencial de IPO em dezembro de 2021, segundo fontes, e planeja tornar seu pedido público no final de fevereiro. Outro movimento seria o de lançamento de seu roadshow no início de março e a conclusão do IPO até final do mesmo mês.

A empresa foi avaliada, atualmente, em US$ 10 milhões e pretende vender cerca de 10% de suas ações no IPO, são as informações das fontes. A decisão sobre a avaliação no IPO será tomada mais próximo da data de listagem. Porém, um alerta que as fontes fizeram é quanto a um possível adiamento nos planos de IPO do Reddit, como já aconteceu no passado.

A plataforma foi fundada em 2005 por Steve Huffman e Alexis Ohanian. A rede é mais conhecida por seus grupos de discussão de nicho e pelos votos “up’ ou “down” que os usuários podem dar aos conteúdos publicados por outros membros. 

A principal receita da empresa é a publicidade e ela também oferece acesso premium por US$5,99, mas ainda não registrou lucros, disse Huffman em uma publicação na própria plataforma em junho passado. A companhia evitou acionar o gatilho do IPO até que estivesse próxima da lucratividade.