Mundo

EUA: democratas vencem e mantêm controle do Senado

Vitória apertada fortalece o presidente Joe Biden

Os democratas mantiveram o controle do Senado dos EUA, após a vitória da senadora Catherine Cortez Masto, em Nevada, selar, no último sábado (12), o resultado positivo para a maioria azul no Senado. 

O resultado fortalece o presidente Joe Biden. Masto teve somente 0,7% a mais do que seu adversário Adam Laxalt. As “midterms” (nome dado a essa eleição) acabaram com 50 cadeiras para os democratas e 49 para os republicanos.

Veja também: Eleições EUA: controle do Senado está na mão de 3 estados

De acordo com informações da “Reuters”, o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, afirmou que essa foi uma “vitória e vingança” para os democratas. Schumer acusou o Partido Republicano de alimentar o medo e a divisão durante a campanha. 

“O povo americano rejeitou a direção antidemocrática, autoritária, desagradável e divisiva que os republicanos queriam tomar para nosso país”, disse Schumer depois da reeleição de Masto e da vitória dos democratas no Senado dos EUA.

Inflação nos EUA vem abaixo do esperado em outubro

O CPI (índice de preços ao consumidor) nos EUA subiu 0,4% em outubro, na comparação com o mês imediatamente anterior, segundo dados com ajuste sazonal divulgados na última quinta-feira (10) pelo Departamento do Trabalho americano. A inflação para o consumidor atingiu alta de 7,7% no acumulado em 12 meses. 

Tanto a medição mensal quanto a anual vieram abaixo da expectativa do mercado. O consenso Refinitiv apontava para alta de 0,6% ante setembro e de 8,0% em 12 meses. O núcleo da inflação dos EUA, que exclui a variação dos preços de alimentos e energia, subiu 0,3% em outubro, após alta de 0,6% em setembro. Em 12 meses, subiu 6,3%.