Mundo

Guerra na Ucrânia: ONU sinaliza perigo após usina bombardeada

Usina de Zaporizhzhia é a maior da Europa e está sob o controle da Rússia desde meados de fevereiro

A ONU (Organização das Nações Unidas) sinalizou que ataques como o deste domingo (20) à usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, representam um grande risco de “desastre nuclear”. As informações são da “Reuters”. 

A usina de Zaporizhzhia é a maior da Europa, está sob o controle da Rússia desde o início da guerra na Ucrânia e foi atingida por um bombardeio com mais de 12 explosões neste domingo, segundo informações da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA). Moscou e Kiev culparam um ao outro pelo ataque contra a usina nuclear.

Veja também: Trump diz que não voltará ao Twitter após Musk reativar sua conta

“As notícias da nossa equipe de ontem (sábado) e desta manhã são extremamente perturbadoras”, disse o chefe da IAEA, Rafael Grossi, destacou a “Reuters”. 

“Explosões ocorreram no local desta grande usina nuclear, o que é completamente inaceitável. Quem estiver por trás disso precisa parar imediatamente. Como disse várias vezes antes, vocês estão brincando com fogo”, afirmou Grossi.

De acordo com a equipe da IAEA, a administração da usina afirmou que houve dano a alguns prédios, sistemas e equipamentos, mas nenhum deles crítico para a segurança nuclear até o momento.

A usina de Zaporizhzhia foi tomada pela Rússia pouco depois do início da invasão de Putin ao território ucraniano, em fevereiro deste ano – que culminou na guerra na Ucrânia. Os ataques a esta usina aumentaram a preocupação por um potencial incidente grave, a apenas 500 quilômetros do local do maior desastre nuclear do mundo, em Chernobyl, em 1986.