Mundo

Petróleo despenca e leva junto petrolíferas brasileiras

A desvalorização da commodity atingiu em cheio as empresas brasileiras do setor

O petróleo fechou a sessão desta segunda-feira (8) em queda livre. A desvalorização da commodity superou os 4% ao longo do dia e atingiu em cheio as empresas brasileiras do setor.

O barril do petróleo WTI, referência nos EUA com entrega prevista para fevereiro, registrou queda de 4,12%, cotado a US$ 70,77. Enquanto isso, o barril do Brent, referência global para março, apresentou um recuou de 3,35%, cotado em US$ 76,12.

Por volta das 17h35 (horário de Brasília), as ações da Petrobras (PETR3;PETR4) caiam 1,98% e 1,37%, respectivamente. Por sua vez, os papéis da PRIO (PRIO3) recuaram 0,89%.

O principal fator para a queda nas ações de petrolíferas brasileiras, veio da Arábia Saudita que reduziu os preços do barril do Arab Light, exportados para a Ásia, ao nível mais baixo em 27 meses. Essa decisão foi tomada em um contexto de preocupação com oferta e demanda, se mantendo na média de Omã/Dubai.

Na Líbia, a National Oil Corporation (NOC) interrompeu no domingo a produção do maior campo de extração de petróleo do país, de Sharara, que pode produzir até 300 mil barris por dia. Isso ocorre após os protestos de cidadãos contra a falta de combustíveis, que estavam presentes na região do campo.

Já o Irã diminui as exportações da commodity para a China também em resposta a um aumento nos preços para os compradores chineses.

3R Pretoleum (RRRP3): produção de petróleo cresce 160% em 2023

Por outro lado, a 3R Petroleum (RRRP3), produtora privada e independente de petróleo e gás natural da América Latina, apresentou balanço no qual mostra que fechou o ano de 2023 com saldo positivo em seus ativos. Suas ações reagiram bem ao anúncio e subiam 4,55% às 17h35 no horário de Brasília.

No quarto trimestre de 2023, período entre outubro e dezembro, a empresa encerrou suas métricas com média de 45,8 mil barris de óleo fabricados por dia, correspondente a um aumento de 160,9% sobre o mesmo período em 2022.

Em dezembro, a 3R Petroleum registrou 47 mil barris de óleo por dia, na comparação anual esse número representa alta de 85,5%. Já relacionado ao mês de novembro, o crescimento foi de 4,7% na produção, segundo o Valor Econômico.

O acumulado de produção da Companhia em 2023 chegou à média de 34,4 mil barris por dia, equivalente a 161,1% se comparado a 2022.

Produção de petróleo da Companhia se estende a nove polos

A operação da 3R Petroleum (RRRP3) se desdobra entre o Polo Potiguar, Macau, Areia Branca, Fazenda Belém, Rio Ventura, Recôncavo, Peroá e Para Terra, além da participação de 35% no Polo Pescada, de responsabilidade da Petrobras.

Outros dados relevantes também confirmam o bom desempenho dos nove polos da Companhia no último ano. Foram 56,5 mil barris de óleo equivalente em dezembro, 54,4 mil barris por dia no quarto trimestre e 41,6 mil barris por dia em 2023.

Além disso, a extração do gás natural também é um produto ligado às atividade da 3R Petroleum (RRRP3), que divulgou ter fabricado 10,6 mil barris de óleo equivalente por dia.