Não importa quão inovadora uma empresa seja, com certeza ela vai ter concorrentes com quem disputa por uma fatia maior do mercado. Essa participação chamada de Market Share, significa a porção do público que o seu negócio foi capaz de conquistar, o que é diretamente proporcional à receita gerada por essa fatia do mercado.
No Brasil, um dos setores que vem se destacando desde 2020 é o varejo digital, que trouxe novas perspectivas para as empresas em crescimento e serviu de suporte na economia nacional, principalmente durante o período onde as medidas de restrição contra Covid-19 impossibilitava as atividades comerciais físicas.
Podemos entender a ideia de participação de mercado sob diversos aspectos. Seja qual for o parâmetro utilizado, o objetivo é determinar, por meio de porcentagens, o quanto empresas dentro do mesmo campo de atividades se sobressaem diante de outras.
Se imaginarmos o mercado potencial de uma empresa de determinado setor como uma pizza, o Market Share seria a fatia desse público que consome os seus produtos e serviços. Nesse caso, estamos lidando com a penetração da marca, um dado importante para planejar e avaliar as ações de Marketing da empresa.
Também podemos avaliar a porção de mercado sob o ponto de vista do volume de vendas ou até mesmo do número de usuários, caso a companhia atue na indústria de ativos digitais.
Outra maneira de enxergarmos o Market Share é como um reflexo do tamanho da operação da empresa perante seus competidores, algo que está intimamente ligado ao valor da marca, e da companhia, em si no mercado.
Quando falamos de market share e e-commerce brasileiro não podemos deixar de falar do Mercado Livre. A empresa é o 5° site mais acessado do Brasil, tendo um montante de 52 milhões de visitantes mensalmente. Com o market share de 33%, o Mercado Livre registra 6 m buscas e 9 vendas por segundo.
O segundo lugar pertence as Lojas Americanas, que no primeiro trimestre de 2021 mostrou que as vendas referentes ao marketplace totalizaram R$ 5,6 bilhões. O crescimento é de 105,1%, comparado com o mesmo período do ano anterior. A companhia possui um market share de 16%.
A multinacional Amazon, criada por Jeff Bezos representa, atualmente, 11% do market share do e-commerce brasileiro. A companhia está no país em 2012 e em 2017 passou a diversificar seus produtos e o próprio marketplace.
Desde que fundou seu site de vendas digitais, em 2009, a empresa Casas Bahia possui um market share de 10%. Dentro dos resultados da controladora da marca, é possível ver que, só em marketplace, as vendas brutas totalizaram R$ 1,04 bilhão no primeiro trimestre de 2021.
A mesma fatia de mercado é obtida pela Magazine Luiza que é considerada pioneira do e-commerce brasileiro ao lançar seu site de compras em 2000.
No primeiro trimestre de 2021, o comércio digital representou 70,3% das vendas totais da empresa.