CEO do Banco Citi: Americanas (AMER3) não gerou desconfiança no mercado

Marcelo Marangon, presidente do banco Citi no Brasil, esteve no CEO Fórum da Amcham Brasil

O CEO Brasil do banco Citi, Marcelo Marangon, não crê que o escândalo envolvendo a Americanas (AMER3) afetou a confiança do mercado financeiro no país. Uma fraude contábil levou a um prejuízo que pode chegar a R$ 40 bilhões, afetando fundos e gestoras de investimentos que estavam alocados em debêntures da companhia.

Em entrevista ao BP Money e ao BN Hall na quarta-feira (14), durante o CEO Fórum da Amcham Brasil, Marangon classificou o acontecimento como algo “específico”.

“O episódio da Americanas foi um episódio específico, que está sendo esclarecido agora, e não acho que trouxe desconfiança para o mercado financeiro. Todos os bancos têm uma estrutura de capital bastante sólida, com perspectiva de crescimento, e o endereçamento do arcabouço fiscal, reforma tributária, redução e combate à inflação vai fazer com que a gente crie um ambiente propício para a redução de juros e retorno de crescimento econômico”, defendeu.

O presidente do Banco Citi no Brasil falou ainda sobre perspectivas otimistas para o país em 2023.

“O mais importante é que nós tenhamos uma política de responsabilidade fiscal. Isso ficou claro agora com o endereçamento do novo arcabouço fiscal e com a reforma tributária, que é bastante complexa, mas que está indo na direção correta. E isto está criando um ambiente de maior confiança e previsibilidade. E isso a gente acha que vai trazer um ambiente bastante construtivo no segundo semestre”, apontou.

CEO do Banco Citi no Brasil exalta Open Banking no País

Durante sua participação no evento, Marangon comentou sobre os benefícios e desafios que a inteligência artificial tem trazido para o setor. Ainda assim, destacou iniciativas que incluíram o Brasil como referência quando o assunto é tecnologia.

“O Open Banking foi fundamental para o progresso do mercado financeiro no Brasil, e é um grande case de sucesso. O Banco Central acertou muito ao promover o Open Banking, o Open Finance, o pix está sendo um grande sucesso global, copiado em outros países. Isso traz maior concorrência, maior assertividade na oferta de produtos financeiros, e a gente está bastante animado com essa agenda de inovação tecnológica e com  as possibilidades futuras”.