10 vezes o Ebitda

Cosan (CSAN3) contrata BofA, JPMorgan e Citi para IPO nos EUA da Moove

A Cosan detém aproximadamente 70% da Moove, ao passo que o fundo CVC Capital Partners possui 30% de participação

Foto: Cosan/Divulgação
Foto: Cosan/Divulgação

A Cosan (CSAN3) está contratando bancos para realizar um possível IPO (oferta pública inicial de ações) nos EUA de sua subsidiária produtora e distribuidora de lubrificantes, a Moove.

BofA (Bank of America), JPMorgan Chase (JPMC34) e Citi (CTGP34) são os bancos envolvidos na operação. Segundo informações obtidas pelo “InfoMoney”, fontes próximas à Cosan (CSAN3) disseram que a listagem poderá ocorrer no segundo semestre de 2024, dependendo das condições de mercado.

A Moove produz, distribui e vende lubrificantes e graxas para indústrias como a agrícola e a automotiva. A companhia se destaca como uma das maiores produtoras e distribuidoras de lubrificantes e óleos básicos na América do Sul, EUA e Europa.

A Cosan detém aproximadamente 70% da Moove, ao passo que o fundo CVC Capital Partners possui 30% de participação, adquirida há cerca de seis anos por R$ 562 milhões — avaliando a Moove em torno de US$ 487 milhões na época.

A CVC, segundo as fontes, pretende vender pelo menos parte de sua participação.

O objetivo da transação é uma venda de ações que avalie a Moove em mais de 10 vezes o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização).

BlackRock (BLAK34) eleva participação na Cosan (CSAN3)

Cosan (CSAN3) divulgou que a gestora BlackRock (BLAK34), uma das maiores do mundo, aumentou sua participação na empresa.

Em nome de alguns de seus clientes e na qualidade de administrador de investimentos, a BlackRock adquiriu ações ordinárias emitidas pela Cosan

Em 31 de maio de 2024, suas participações, de forma agregada, totalizaram 103.662.703 ações ordinárias, representando aproximadamente 5,531% do total de ações ordinárias emitidas pela companhia.

“O objetivo das participações societárias acima mencionadas é estritamente de investimento, não objetivando alteração do controle acionário ou da estrutura administrativa da companhia”, afirmou a gestora.

Além disso, 295.294 American Depositary Receipts (ADRs), que equivalem a 1.181.176 ações ordinárias, e 1.988.215 instrumentos financeiros derivativos referenciados em ações ordinárias com liquidação financeira, representando cerca de 0,106% do total de ações ordinárias emitidas pela Cosan.