No primeiro dia da greve dos funcionários da Eletrobras (ELET3), houve uma adesão de 80%, conforme informado pelo CNE (Coletivo Nacional dos Eletricitários).
A greve tem como objetivo discutir as cláusulas do último ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) que está em dissídio no TST (Tribunal Superior do Trabalho). A Eletrobras foi procurada, mas optou por não comentar a situação.
De acordo com o balanço da greve, Furnas interrompeu completamente suas operações em 15 estados e no Distrito Federal.
Na Eletrosul, a maioria das bases Sindinorte SC (Centro Regional Joinville), Sintresc (Centro Regional Capivari), Sintevi (Blumenau) e Stieel (Centro Regional Oeste) estão paradas.
Na Chesf, a sede, que é a maior base da empresa, decidiu hoje que entrará em greve por tempo indeterminado a partir de sexta-feira (14).
Na Eletronorte, 10 das 11 bases estão em greve por tempo indeterminado, com turnos estendidos para 24 horas. Tanto a Eletrobras Holding quanto a Eletropar estariam completamente paralisadas, segundo o CNE.
Eletrobras (ELET3): STF suspende cobrança bilionária do Piauí
A Eletrobras (ELET3) anunciou, nesta sexta-feira (7), que o ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), decidiu suspender a cobrança de R$ 3,59 bilhões feita pelo estado do Piauí na semana passada até o fim do processo.
A ação cível ordinária busca uma indenização ligada à antiga Cepisa (Companhia Energética do Piauí). Embora o processo tenha sido julgado com condenação solidária da Eletrobras e da União, ainda não houve decisão final, de acordo com a empresa.
Na decisão, ele atribuiu efeito suspensivo ao recurso de embargos declaratórios apresentado em face do acórdão anteriormente proferido, determinando a interrupção da execução provisória até o fim definitivo do processo.