'Bug' no roxinho

Nubank (ROXO34): falha deixa Pix fora do ar e oculta saldo de clientes

Procurado pelo BPMoney, o Nubank confirmou que houve uma instabilidade no sistema, mas que o problema já foi solucionado.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O aplicativo do Nubank (ROXO34) apresentou falhas nesta quinta-feira (11) dificultando que os clientes realizassem transferências via Pix e conferissem o saldo correto em suas contas.

Muitos dos clientes manifestaram seu descontentamento sobre a falha da plataforma na rede social X (antigo Twitter). O Nubank (ROXO34) respondeu a alguns dos posts para tranquilizar as pessoas e afirmou que o ocorrido se tratava de um bug, que já estava sendo investigado.

Procurado pelo BPMoney, o banco confirmou que houve uma instabilidade no sistema, mas que o problema já foi solucionado.

O site “Downdetector”, que monitora o funcionamento de páginas da web, sinalizou que o Nubank apresentou oscilações durante toda a manhã, mas o pico das falhas ocorreu por volta das 13h (horário de Brasília).

Foto:

Nubank (ROXO34) já apresentou outras falhas e foi notificado peço Idec

O Nubank (ROXO34) já apresentou outros problemas em seus sistemas. Em janeiro de 2024, muitos usuários também reclamaram por não conseguirem realizar transações via Pix no aplicativo.

Na época, ao tentar realizar movimentações na plataforma, os usuários recebiam a mensagem: “Desculpe, não foi possível carregar as informações. Verifique a conexão e tente novamente em instantes”, conforme antecipado pelo “Techtudo”.

Além disso, em abril de 2023, o banco foi notificado pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) por conta de problemas de segurança e golpes aplicados em seu aplicativo.

De acordo com informações do Idec, a medida foi tomada após diversas reclamações no site consumidor.gov.br. serem registradas.

Em um dos relatos publicados pela instituição, a vítima sinaliza que perdeu mais de R$ 1.000.

“Em quatro minutos, os criminosos conseguiram fazer quatro Pix que totalizaram R$ 150 mil. Sim, em apenas quatro minutos, zeraram a conta do meu pai. Ele nunca tinha feito retiradas superiores a R$ 250,00 nessa conta. Mas o sistema antifraude do Nubank não foi capaz de identificar que havia algo de errado com essas operações”.