O Conselho de Administração da Petrobras (PETR4) se reunirá na próxima sexta-feira (7) para analisar a solicitação feita por acionistas minoritários para a realização de uma AGE (Assembleia Geral Extraordinária), com o intuito de eleger membros do colegiado.
Segundo fontes ouvidas pelo “Valor”, durante esse período, o colegiado aguardará pareceres das áreas de governança e jurídica da Petrobras (PETR4) sobre o tema. Há 10 dias, o conselho elegeu Magda Chambriard como presidente e conselheira da estatal.
O estudo social determina que quem ocupa a presidência da petroleira também deve ocupar um assento no Conselho de Administração.
Acionistas estrangeiros, que detêm pelo menos 1% de participação na companhia, solicitaram a AGE com a justificativa de que houve a destituição de Jean Paul Prates do conselho da empresa em maio, o que justifica o pedido da assembleia.
Com isso, os integrantes do conselho que representam a União e os que representam os minoritários no colegiado foram eleitos pelo sistema de voto múltiplo em abril, então seria necessária uma nova votação.
Petrobras (PETR3): Lupatech (LUPA3) firma aditivo de contratos
A Lupatech (LUPA3) anunciou ao mercado, nesta sexta-feira (31), que assinou aditivos de contratos para o fornecimento de válvulas esfera fire-safe, válvulas esfera com vedação resiliente e válvula de controle tipo esfera, mantidos em contrato com a Petrobras (PETR3; PETR4).
Esses aditivos estendem de forma definitiva por 365 dias os contratos que venceriam em junho de 2024, aumentando os volumes contratados.
Em um comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa declara que, devido aos aditivos firmados e ao saldo dos contratos em questão, terá a capacidade de fornecer até R$ 77,2 milhões para a Petrobras.
A companhia ainda ressaltou que os contratos não estabelecem uma obrigação de compra por parte da estatal.
Prates se manifesta pela primeira vez após saída da Petrobras (PETR4)
O ex-presidente da Petrobras (PETR4), Jean Paul Prates, compartilhou em uma plataforma online de publicações um balanço de sua gestão. O objetivo do texto foi agradecer pelo período em que esteve à frente da estatal e rebater as críticas sobre sua suposta lentidão para impulsionar a indústria naval.
Além disso, Prates também comentou as críticas sobre sua demora em impulsionar o setor de fertilizantes.