L’Oréal volta aos trilhos com portfólio diversificado e penetração de marcas

Vendas da divisão de luxo, que inclui marcas como Lancôme, Prada e Yves Saint Laurent, ultrapassaram a linha de produtos de beleza

A L’Oréal voltou de vez aos trilhos do crescimento. No primeiro trimestre deste ano, a receita da empresa bateu 9,06 bilhões de euros, alta de 19% na base anual. O portfólio diversificado e a penetração das marcas no mercado são o trunfo da companhia francesa para sustentar o avanço global.

No último período, todas as categorias e regiões puxaram os resultados, com destaque para a L’Oréal Luxe, que aumentou 25,1%, para 3,46 bilhões de euros em vendas no mundo. A divisão chegou a ultrapassar a linha de produtos de beleza, que engloba Garnier, Maybelline e Niely, em 160,8 milhões de euros. 

Mesmo diante da escalada da inflação global, piorada pela guerra na Ucrânia a partir da segunda quinzena de fevereiro, o intervalo não foi suficiente para pressionar esse consumo no período. Nicolas Hieronimus, diretor-presidente do grupo, explicou que a estratégia da companhia é o fortalecimento dos segmentos premium e de inovação para se sobressair em relação ao ritmo do mercado de beleza.

O faturamento da L’Oréal caiu 6% em 2020, um pouco menor que o recuo global de 8% do setor – o primeiro depois de quase dez anos de crescimento.  

A empresa retomou o ritmo já no ano seguinte, com alta de 15,3% da receita no ano passado na comparação com 2020 e de 8% ante 2019. Mesmo no primeiro ano da pandemia, período mais duro para a indústria, as vendas de dermocosméticos, categoria que reúne marcas como La Roche Posay, Vichy e SkinCeuticals, subiram 13%. De janeiro a março deste ano, a divisão cresceu 22,4%. No trimestre, o e-commerce representou 25,8% do faturamento da L’Oréal.

A volatilidade e incertezas no cenário global seguem no radar da empresa, mas não a ponto de derrubar as projeções para o ano para alavancar a receita e aumentar o lucro. “Seguimos otimistas com as perspectivas para o mercado de beleza e confiantes na nossa capacidade de performar acima do setor em 2022”, afirmou Hieronimus em nota.

Vendas da L’Oréal na América Latina crescem acima do resto do mundo

O crescimento por geografia foi equilibrado no trimestre, mas a Europa segue como maior mercado da companhia no mundo, com 31,5% da receita. A América Latina, no entanto, foi a região que registrou o maior crescimento no período, com alta de 33,9% na base anual. Por aqui, as vendas saíram de 387,8 milhões de euros entre janeiro e março de 2021 para 519,2 milhões de euros nos primeiros três meses deste ano. 

O México foi o país que se destacou na recuperação do mercado latino-americano, segundo a companhia, em relação à base fraca do primeiro trimestre de 2021 – período em que as vendas foram prejudicadas pela segunda onda de fechamentos provocadas pelo coronavírus. O Brasil também reportou forte crescimento, ajudando a puxar a retomada na região. A divisão de produtos de beleza da L’Oréal, que atinge públicos das classes C e B aqui no País, avançou na disputa com as marcas concorrentes.