Petrobras (PETR4): senador e Anapetro intimam nomeação de CEO

A ação é movida pelo senador Jean-Paul Prates (PT) e pelo presidente da Anapetro, Mario Alberto Dal Zot 

A Petrobras (PETR3;PETR4) divulgou, nesta segunda-feira (22), por meio de um comunicado, que o senador Jean-Paul Prates (PT) e pelo presidente da Anapetro, Mario Alberto Dal Zot moveram uma ação no dia 11 de agosto. Na intimação, Prates e Dal Zot solicitam a anulação da nomeação de Caio Paes de Andrade como diretor presidente da estatal. 

A ação corre no juízo da 11ª Vara Federal do Rio e, agora, a Petrobras deve apresentar uma defesa prévia ao pedido de liminar. Paes de Andrade foi indicado a CEO pelo governo do presidente Jair Bolsonaro e, no dia 27 de junho, foi aprovado ao cargo pelo Conselho de Administração da petroleira, por sete votos a três.

Também foram eleitos membros do Conselho 

Em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), também foram eleitos membros do Conselho, entre eles, dois nomes indicados pelo governo que, por apresentarem conflito de interesses, haviam sido considerados inelegíveis pelos comitês de Elegibilidade (Celeg) e de Pessoas (Cope) da estatal, Ricardo Soriano e Jônathas Nery de Castro. 

Na última sexta-feira (19), os acionistas reafirmaram a escolha sobre o novo comando da Petrobras. Porém, representantes de petroleiros prometeram recorrer à Justiça e à Comissão de Valores Imobiliários (CVM) com o objetivo de tentar anular o resultado da assembleia.