Negócios

The Body Shop fecha quase 100 lojas no Reino Unido

Outro movimento da empresa seria a demissão de mais de 300 funcionários na sede, segundo a agência de notícias Bloomberg. 

A marca de cosméticos The Body Shop se prepara para fechar aproximadamente metade de suas 198 lojas, localizadas no Reino Unido. Outro movimento da empresa seria a demissão de mais de 300 funcionários na sede, segundo a agência de notícias Bloomberg. 

A ação por parte da The Body Shop seria uma forma de seguir o pedido de insolvência, realizado na semana do dia 16 de fevereiro. FRP Advisory, o administrador judicial contratado, chegou a conclusão de que o total de lojas é insustentável. Sendo assim, 7 delas terão as operações encerradas imediatamente. 

Dessa forma, a pretensão da marca, de acordo com a agência, seria focar sua operação em vendas online e no atacado. Fundada em 1976, por Anita Roddick, a The Body Shop se popularizou por não fazer testes em animais. Entretanto, nos últimos períodos, a marca enfrenta dificuldades na competição com rivais. Isso levou a prejuízos por vários trimestres consecutivos. 

The Body Shop entra em reestruturação financeira

 The Body Shop, vendida pela Natura&Co (NTCO3) anteriormente, passará por uma reestruturação financeira no Reino Unido, conforme anunciado por sua nova controladora, com o objetivo de encontrar formas de garantir a sustentabilidade do negócio.

Enfrentando um mercado cada vez mais competitivo, a rede britânica, que foi popular nos anos 90, está encontrando desafios para atrair novos públicos e expandir sua presença online. De acordo com relatórios da Reuters, a situação financeira delicada da empresa coloca aproximadamente 200 lojas e dois mil empregos em risco.

A empresa de cosméticos em questão é a mesma que foi adquirida pela Natura&Co no final do ano passado e posteriormente vendida para o grupo de private equity internacional Aurelius. A transação foi anunciada em novembro de 2023 e envolveu um valor total de US$ 262 milhões.

Além da Natura e agora da Aurelius, a The Body Shop já teve outros proprietários. Fundada em 1976 por Anita Roddick no Reino Unido, a marca ganhou destaque por seus produtos de beleza com consciência ambiental. No auge de seu sucesso, em 2006, a empresa foi adquirida pela L’Oréal. Posteriormente, em 2017, foi vendida para a varejista brasileira Natura.