A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) divulgou nesta quarta-feira (9) que as vendas do setor de shopping centers totalizaram R$ 159,2 bilhões em 2021, refletindo uma recuperação relevante no ano passado, mas ainda abaixo do nível anterior à chegada da pandemia.
“O grande motor para o crescimento das vendas foi a volta das pessoas aos shoppings. Em 2020 tiveram muitas restrições à circulação da população, e os shoppings permaneceram fechados por muito tempo”, afirma o presidente da Abrasce, Glauco Humai. “Já em 2021, começamos o ano com restrições, mas elas foram liberadas à medida em que a vacinação avançou”, complementa.
O montante de vendas representa um crescimento de 23,6% na comparação com 2020, momento em que atingiu R$ 128,8 bilhões. Na época, muitos empreendimentos ficaram fechados por semanas e depois foram reabertos com funcionamento parcial.
A pesquisa, que abrange 620 empreendimentos do ramo em todo o país, revela que na comparação com 2019, ano de operações normais, houve queda de 17,4% nas vendas. Naquele ano, as vendas foram de R$ 192 bilhões.
O presidente da Abrasce aponta ainda que as vendas nos shoppings poderiam ter sido melhores se não fossem os efeitos negativos da inflação e dos juros altos. “Os indicadores macroeconômicos foram piorando ao longo do ano e não contribuíram positivamente para o resultado do setor. Poderia ter sido melhor”, destaca.