Conheça estratégias que tornaram McDonald's um fenômeno mundial

Veja como a maior rede de comida rápida no ramo de hambúrguer do mundo conseguiu este patamar.

A maior rede de comida rápida no ramo de hambúrguer do mundo, McDonald’s, não conseguiu este patamar somente por ter lanches saborosos com preços acessíveis, mas sim por possuir uma forte estratégia de marketing. Para além de uma rede de fast food, a companhia tornou-se uma marca extremamente conhecida pelo público e isso se deve a um intenso empenho crítico, semiótico, analítico, didático dentre muitas outras táticas.

Quem vê a performance que a gigantesca rede de lanches possui agora, não imagina que a companhia não registrava lucros promissores ainda no início desta década. Foi quando a rede decidiu priorizar a qualidade dos serviços oferecidos aos consumidores, em conjunto com seus produtos inovadores, visando conquistar os clientes. Presente em mais de 117 países, o McDonald’s adota uma estratégia de posicionamento baseada em 4 conceitos que se complementam: segmentação, experimentação, adaptação e inovação.

O McDonald’s então adotou uma estratégia que tinha como principais ações adotadas, a percepção e adaptação a mudanças. A partir de um novo menu e design que focava em simplicidade e utilizava instrumentos psicológicos, a marca foi construindo sua identidade e presença no imaginário dos consumidores.

O analista Pedro Novaes traduziu uma pesquisa realizada pelo canadense Trung Phan, que aponta as principais estratégias utilizadas pela rede de fast food. A criação de Menus dinâmicos foi a maior mudança, que consistia em manter itens mais baratos estáticos e os itens mais caros em movimentos. Embasado na justificativa que a visão periférica é treinada em captar movimento e, com isso, os itens mais caros captam mais a atenção do consumidor, intensificando seu potencial de escolha.

Por mais que um dos focos da empresa seja a padronização, isso não acontece no posicionamento da marca. Seu principal objetivo é se encaixar na realidade do local e focar nas demandas dos consumidores locais. Um exemplo disso pode ser observado com a proximidade do público e do McDonald’s: não é atoa que, aqui no Brasil, a forma popular de se referir a companhia seja chamando-a de “Méqui”, revelando uma certa aproximação do consumidor com a marca.

Além disso, a Adecon, agência de consultoria empresarial destaca que uma outra ação utilizada pela marca é, ao estrear um novo produto, (como por exemplo o Cheddar McMelt), é desenvolvida uma nova estratégia de marketing por meio de uma diversidade de fatores. Entre eles: Remeter o nome do produto à marca, ou seja, o Cheddar McMelt levando o “mc” em sua denominação; Referenciar o idioma de origem da marca por meio do nome do produto (inglês); Vincular o produto a marcas endossadas (Coca-Cola).