Política

Padilha diz que reforma ministerial fortalece colaboração política

“Estamos tendo uma mudança dos jogadores em quadra, mas não da tática do time que está em jogo”, disse Padilha

Padilha diz que reforma ministerial fortalece colaboração política / Agência Brasil
Padilha diz que reforma ministerial fortalece colaboração política / Agência Brasil

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), afirmou nesta quinta-feira (7) que as recentes mudanças ministeriais consolidam a colaboração política do Congresso com o Governo Federal.

Na quarta-feira (6), os deputados Silvio Costa Filho (Republicanos) e André Fufuca (PP) foram confirmados como ministros de Portos e Aeroportos e de Esportes, respectivamente.

O desfecho ocorreu após quase dois meses de negociações com o Centrão por mudanças na Esplanada.

“Estamos tendo uma mudança dos jogadores em quadra, mas não da tática do time que está em jogo”, disse Padilha a jornalistas antes do início do desfile de 7 Setembro.

“Esse desfecho consolida a colaboração política que já vinha acontecendo no primeiro semestre. Saímos vitoriosos no primeiro turno do campeonato e o time agora está reforçado”, acrescentou.

Ainda segundo o petista, a expectativa do Governo Federal é que, com as alterações nos ministérios, o compromisso das bancadas com pautas prioritárias do governo continue.

“Na próxima semana vamos dialogar sobre a agenda prioritária do segundo semestre. Vamos apresentar essa agenda aos presidentes da Câmara e do Senado. Faz diferença nas bancadas quando um deputado indicado pelo partido vem para o Ministério”, pontuou Padilha.

Governo confirma André Fufuca e Silvio Costa como ministros

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, na noite de quarta-feira (6), que os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) serão indicados para assumir os ministérios do Esporte e Portos e Aeroportos, respectivamente.

Os novos ministros irão substituir a ex-atleta Ana Moser, que chefiava a pasta dos Esportes, e o ex-governador de São Paulo, Márcio França (PSB), que comandava a pasta de Portos e Aeroportos.

Aliados do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), Fufuca e Costa Filho são representantes do grupo político conhecido como “centrão”.

Para acomodar França no governo, Lula decidiu criar o Ministério das Micro e Pequenas Empresas. A solenidade de posse dos novos ministros deverá ocorrer quando Lula retornar da viagem à Índia, onde participará de encontro do G20 entre os dias 7 e 10 de setembro.

Com as nomeações, o Palácio do Planalto espera fortalecer a base de apoio parlamentar do governo no Congresso Nacional, após alguns percalços em votações nos últimos meses.