Caminho das pedras

CPMI do INSS abre caminho para investigar consignados

Representante da CGU apontou que existem "sinalizações de problemas" em relação ao crédito consignado

Diretora de Auditoria de Previdência da CGU (Controladoria-Geral da União), Eliane Viegas Mota, durante o depoimento na CPMI do INSS  (Foto: Carlos Moura/Agência Senado)
Diretora de Auditoria de Previdência da CGU (Controladoria-Geral da União), Eliane Viegas Mota, durante o depoimento na CPMI do INSS (Foto: Carlos Moura/Agência Senado)

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ouviu nesta quinta-feira (4) a diretora de Auditoria de Previdência da CGU (Controladoria-Geral da União), Eliane Viegas Mota, depoimento técnico que promete ampliar o escopo da investigação.

A representante da CGU apontou que existem “sinalizações de problemas” em relação ao crédito consignado. O relator da CPMI, Alfredo Gaspar (União-MA), considera que o colegiado precisa investigar essa modalidade, mas que isso será feito de forma técnica e baseada em dados, disse a CNN.

“Hoje, tecnicamente falando, a CGU demonstrou que os consignados podem ser um grande problema e não podemos deixar isso para muito adiante. Precisamos adentrar também nessa questão porque os brasileiros querem saber se continuam sendo roubados”, afirmou Gaspar a jornalistas. Os palamentares governistas e os da oposição elogiaram o rigor técnico do depoimento e, do ponto de vista político, veem um saldo positivo.

Os aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) consideram que a oitiva foi proveitosa por expor irregularidades descobertas ainda no governo de Jair Bolsonaro (PL). Já do lado da oposição, a analise é de que a oitiva comprova que, já no governo petista, a CGU fez recomendação de providência, que teria sido ignorada.

Próxima semana

Na segunda-feira (8), a CPMI do INSS realizará a oitiva de Carlos Lupi, ex-ministro da Previdência, que pediu demissão em meio à repercussão do escândalo.

A oitiva de Antonio Carlos Camilo Antunes está marcada para o dia 15 e a de Mauricio Camisotti, empresário do setor de saúde e alvo de investigação da Polícia Federal, para o dia 18.

Na quinta, a CPMI informou ter tido íntima com “careca do INSS” para prestar depoimento.

CPMI do INSS já supera CPI da Pandemia em número de requerimentos

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já superou o numero de requerimentos protocolados na comissão parlamentar que investigou a atuação do governo federal durante a pandemia de Covid-19 em 2021.

De acordo com a CNN, o colegiado que está apurando as fraudes na aposentadoria e pensões tinha 1.578 requerimentos protocolados até a noite dessa quinta-feira (4). Já a CPI da Pandemia recebeu 1.577 requerimentos durante todo período de funcionamento (de abril a outubro de 2021).

Desses requerimentos, 572 são de autoria de parlamentares do PL (Partido Liberal), 368 são do PT (Partido dos Trabalhadores) e 151 são do Novo.