
Selecionado para a categoria Melhor assessor do ano do Prêmio ABAI 2025 , Carlos Hotz integra o grupo de profissionais que se destacaram pela atuação no mercado financeiro. Confira, abaixo, a minibiografia dos finalistas.
Leia entrevista na íntegra:
Que práticas ou estratégias você considera essenciais para alcançar excelência no atendimento ao cliente?
O assessor precisa ser um mix elevado de capacidade técnica e comercial. Não adianta ter só um lado, pois, mesmo com conhecimento técnico alto, é preciso levar isso ao cliente final e se fazer entender. Então, busco sempre avançar e me qualificar na evolução desses dois itens.
Além disso, ter ferramentas de suporte interno é fundamental para executar um bom trabalho. Tendo isso em mãos, cabe a você fazer o que deveria ser básico, mas que infelizmente não vemos no mercado: conhecer o cliente de verdade e de maneira completa. Esteja próximo, participe da vida do seu cliente.
Isso é essencial. Enxergo nossa profissão muito similar à figura do ‘médico da família’ de antigamente, o profissional de confiança. A família vai sempre lembrar e buscar por ele para qualquer dúvida ou ponto relacionado ao tema. Em tudo relacionado a dinheiro, o cliente e a família sabem que podem contar comigo, e vou buscar a melhor orientação e alternativa para o que precisam
De que forma você mede “impacto no mercado”? É mais sobre performance, reputação ou influência?
Diariamente, realizo morning calls para analisar e avaliar os cenários e o que tem acontecido no mundo, o que me ajuda a monitorar tendências e ajustar minhas estratégias em tempo real. Para mim, medir ‘impacto no mercado’ é uma combinação equilibrada de performance, reputação e influência, mas com ênfase na influência sustentável que gero como profissional.
Na performance, avalio métricas quantitativas como o crescimento da minha carteira pessoal, atendendo quase R$ 1 bilhão diretamente e influenciando R$ 2,5 bilhões indiretamente, com captações recordes ao longo dos anos. Na reputação, prêmios como o TOP 20 no Brazil Advisor Awards 2025 destacam minha excelência individual no atendimento.
O fato de estar, todos os anos, entre os premiados do Top 50, além de ter o selo Private em todos os anos até hoje, me enche de orgulho também. Já a influência, que vejo como meu legado mais duradouro, mede-se pela capacidade de formar profissionais (como assessores que treinei e hoje se destacam) e pela minha presença na mídia, comentando cenários econômicos em veículos como Jovem Pan, BandNews e YouTube, impactando o debate no setor financeiro brasileiro
Há algum momento ou conquista recente que simbolize o que te trouxe até aqui?
Fico muito feliz de ver assessores que eu treinei e formei se destacando no mercado – isso, para mim, é motivo de muito orgulho. Além disso, atender quase R$ 1 bilhão de carteira diretamente e influenciar R$ 2,5 bilhões de forma indireta, vindo de uma região carente e tendo estudado em escolas não tradicionais, me faz ter a certeza e muito orgulho da história que escrevi até aqui.
Sempre fui uma pessoa que ajudava muito na formação dos profissionais ao meu redor e alguém que se dedica diariamente em mais de 100%. Sou muito intenso e vejo isso como minha vida realmente. Hoje, quando vejo minha trajetória como assessor – tirando esse período de 10 meses em que trabalhei no Santander –, estou há quase 16 anos sendo assessor pela mesma bandeira.
Acompanhei e participei de toda a transformação do mercado. Ter a oportunidade de estar na mídia comentando e sendo referência do setor, além de conquistas como o TOP 20 em 2025, me deixa extremamente orgulhoso, feliz e motivado a fazer cada vez mais.
Como você equilibra resultados e relacionamento humano em um mercado tão competitivo?
O equilíbrio é muito difícil e complicado em um mercado tão dinâmico, que tem passado por um momento em que a sequência difícil e desafiadora fez com que a concorrência, em várias situações, se torne, no mínimo, desleal. Aqui, a única alternativa é você não negociar princípios: continuar trabalhando corretamente, fazer o certo e pensar sempre no bem e no interesse do seu cliente.
Isso faz com que você entenda que nunca vai tirar a camisa do trabalho, pois no nosso mercado estamos trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana. Só que trabalhar desse jeito deixa o caminho mais leve. O destino é importante, mas a forma como você segue no caminho é determinante para fazer você aguentar e chegar aos objetivos ou não.