Energia

Presidente da Abeeólica diz que setor elétrico pode ser protagonista no Brasil

Flávia Valsani / Divulgação
Flávia Valsani / Divulgação

A presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), Elbia Gannoun, avalia que o setor elétrico pode ser protagonista na retomada do desenvolvimento do Brasil. Para ela, as entidades que representam o setor energético conseguem potencializar essa tendência.

“Estamos vivendo um movimento bastante desafiador, com muitas transformações na indústria e também diante de uma grande oportunidade de atrair mais investimentos”, afirmou. A fala de Elbia Gannou ocorreu após uma rodada de reuniões promovida pelo Ministério de Minas e Energia entre 12 de março e 2 de abril, quando foram ouvidas 24 entidades do setor. “A atitude do ministro Alexandre Silveira de buscar o diálogo é muito positiva”, destacou Elbia Gannoun.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, acredita que o contato mais próximo com as associações pode trazer efeitos positivos. “Nosso trabalho sempre vai ser voltado a beneficiar o consumidor de energia elétrica. As sugestões das entidades do setor nos ajudam a manter o equilíbrio no setor elétrico brasileiro, que é motivo de orgulho para as brasileiras e brasileiros”, disse.

Por orientação do ministro, o secretário-executivo do MME, Arthur Cerqueira, recebeu as sugestões das associações. “Estamos estreitando o diálogo e entendendo as posições dos representantes sobre assuntos tratados pelas empresas do setor. Foram contribuições importantes, que serão levadas em consideração na formulação de políticas públicas”, destacou Cerqueira.