Recuperação judicial

Grupo Dia fecha acordo para vender supermercados no Brasil

A transação terá valor simbólico de € 100; o Dia se comprometeu a injetar € 39 mi para apoiar a recuperação judicial

Dia Supermercados
Foto: Divulgação

O Grupo Dia anunciou, nesta sexta-feira (31), que fechou um acordo com a gestora MAM Asset Management para vender todos os supermercados do Brasil.

A transação terá valor simbólico de € 100 e o Dia se comprometeu a injetar € 39 milhões para apoiar a recuperação judicial dos negócios brasileiros.

Para efetivar a operação, o Grupo Dia precisa ainda obter autorização das entidades financeiras do sindicato de bancos.

Venda das operações brasileiras é motivada por série de resultados negativos

De acordo com a companhia, a venda dos supermercados no Brasil é motivada pela sequência de resultados negativos, que culminou em um pedido de recuperação judicial em março.

No Brasil, as receitas do Grupo Dia totalizaram € 161,3 milhões, refletindo uma queda de 11,7% em comparação com o ano anterior. 

Em termos comparáveis, o faturamento registrou uma redução de 10,4%. A empresa encerrou março com 587 lojas no país, uma diminuição de 3,1% em relação ao mesmo período de 2023.

A companhia havia anunciado um plano para fechar 343 lojas e três centros de distribuição para tentar trazer maior estabilidade à sua operação.

Segundo a empresa, o encerramento das operações no Brasil permitirá o maior foco nos mercados da Espanha e Argentina, que são mais rentáveis.

O Dia calcula que a operação terá impacto negativo de 101 milhões de euros nos seus resultados.

Grupo Dia: diversos fatores levaram a derrocada, diz especialista

A derrocada do Grupo Dia pode ser explicada por vários fatores. Segundo Bernardo Freitas, advogado especializado em Direito Societário e Sócio do escritório Freitas Ferraz Advogados, diversos motivos tornam o cenário delicado para as varejistas no Brasil.

“Existem diversos fatores que podem explicar a derrocada: o aumento do preço de alimentos, que constituem grande parte do que os consumidores de mais baixa renda buscam no Grupo Dia, e a expansão do modelo de atacarejo, que tem se mostrado mais eficiente”, explicou Freitas.

O advogado também acrescentou que a rede de supermercados sofre com a falta de qualidade nos seus estabelecimentos. Esse fator afasta clientes de maior renda, além de enfrentar uma alta alavancagem financeira.

Na véspera, o Grupo Dia anunciou a decisão de solicitar a recuperação judicial no Brasil, justificando que seus resultados são consistentemente desfavoráveis. O anúncio vem após a organização fechar 343 lojas no país e acumular uma dívida estimada de R$ 1 bilhão.