O Ibovespa, principal índice acionário da Bolsa de Valores brasileiras, a B3, opera com oscilações durante o primeiro pregão da semana.
Por voltas das 12h36 (horário de Brasília) desta segunda-feira (16) o marcados apresentava uma queda modesta de 0,17%, aos 124.395 pontos.
Já o dólar comercial seguia sentido contrário do índice, ao passo que apresentava avanço de 0,51%, cotado a R$ 6,07.
No início da sessão, o câmbio brasileiro enfrentou um aumento nos prêmios de risco, fazendo com que o dólar ganhasse força frente ao real e se aproximasse do patamar psicológico de R$ 6,10.
A valorização do dólar no cenário internacional também influencia o movimento do câmbio doméstico.
Além disso, o mercado brasileiro lida com um cenário de percepção de risco elevada, que afeta os ativos nacionais, apesar das medidas de intervenção implementadas pelo Banco Central.
Preocupações com fiscal persistem e puxa Ibovespa
O Ibovespa apresentou um crescimento leve no ínicio do pregão desta segunda-feira (16), após acumular duas quedas consecutivas. No entanto, ao fim da manhã foi perdendo a força.
As ações da B3 foram alguns dos principais destaques positivos, mas o desempenho do pregão seguiu fraco devido ao cenário fiscal e às incertezas sobre a política monetária do Brasil.
Segundo Yihao Lin, gerente de análises econômicas da Genial Investimentos, os investidores estão cada vez mais céticos sobre a eficácia das políticas fiscal e monetária do país.
Lin apontou que a incerteza sobre como a nova diretoria do Banco Central, que assume em janeiro, seguirá a meta de inflação tem impactado negativamente os preços dos ativos.
Ele afirmou que o governo e o PT, ao questionar as decisões do Copom, apenas reforçam a desconfiança dos investidores e comprometem a credibilidade do Banco Central.
Além disso, a resposta do governo ao pacote fiscal, considerado por muitos como fraco e incapaz de conter a dívida pública, sugere que não haverá propostas mais robustas sendo aprovadas no futuro próximo.
EUA
Os principais índices de Wall Street começaram a semana com valorização nesta segunda-feira. O S&P 500 e o Nasdaq Composite registraram ganhos, enquanto o Dow Jones mostrou uma variação quase nula.
Os investidores aguardam a possibilidade de um corte na taxa de juros pelo Fed (Federal Reserve) nesta semana.
Na abertura do pregão, o Dow Jones recuou 0,01%, chegando a 43.825,76 pontos. Já o S&P 500 subiu 0,21%, alcançando 6.063,79 pontos, e o Nasdaq Composite avançou 0,45%, atingindo 20.016,121 pontos.
Cotação dos índices dos EUA:
Dow Jones: +0,17%
S&P 500: +0,37%
Nasdaq: +0,69%