Eletrobras (ELET3): julgamento sobre privatização é marcado para dia 20

Esta é a segunda e última etapa do processo de privatização da companhia

O julgamento final sobre a privatização da Eletrobras (ELET3) foi marcado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para a próxima quarta-feira (20). A informação foi divulgada pelo TCU na última quarta-feira (13).

Esta é a última etapa de análise do processo de privatização da Eletrobras. O governo pretende terminar a privatização até o dia 13 de maio. O processo será feito por meio de capitalização.

A União fará uma oferta de ações dos papéis da companhia em bolsa, com o intuito de aumentar o capital circulante da Eletrobras e a participação de investidores privados na empresa.

Após a oferta, o governo não será mais o acionista controlador da companhia. A Eletrobrás será oficialmente uma empresa privada, como a maioria das companhias da bolsa brasileira.

A privatização deve ser oficializada até o dia 20 de abril, data que o TCU deve julgar o processo. Caso o planejamento não seja cumprido, o cronograma previsto pelo governo federal vai ficar comprometido. A oferta de ações tem previsão de ocorrer no dia 13 de maio.

Um pedido de vista de um ministro do TCU pode atrasar o julgamento do processo. Esse procedimento já aconteceu em outras ocasiões.

A administração federal estima que, caso o TCU faça o processo demorar, o processo completo de privatização da Eletrobrás deve ficar para o mês de agosto, pois a companhia precisa publicar o seu relatório financeiro antes do julgamento. Essa é uma exigência das autoridades reguladoras.

Eletrobras: quais são as fases de privatização da companhia

O trâmite para que o processo de privatização seja concluído pelo TCU tem duas etapas. A primeira já foi aprovada em fevereiro. É uma etapa de análise, onde os magistrados analisam as cifras do bônus de outorga que a Eletrobras privatizada precisa pagar à União em virtude da renovação dos contratos das 22 usinas hidrelétricas da empresa.

Na segunda e última etapa, o TCU precisa analisar o modelo de venda, que no caso da Eletrobras, será de capitalização.