Le Biscuit registra prejuízo de R$ 106 milhões em 2022

A receita de Venda de Bens e/ou Serviços de 2022 foi de R$ 775,844 milhões

A Le Biscuit divulgou o balanço do ano de 2022 com um prejuízo acumulado de pouco mais de R$ 106 milhões. De acordo com os dados reportados na quinta-feira (30), o acumulado do último ano foi praticamente igual ao de 2021, que também ficou na casa do R$ 106 milhões.

A receita de Venda de Bens e/ou Serviços de 2022 foi de R$ 775,8 milhões, 7% maior que o mesmo período de 2021, quando a Le Biscuit registrou  R$ 721,8 milhões. A companhia baiana teve R$ 406,4 milhões de despesas operacionais e R$ 72 milhões de despezas administrativas

Os números de 2022 superam em uma porcentagem baixa os números do ano anterior.

A administração fechou nove lojas físicas, fez ajustes na estrutura organizacional e está racionalizando despesas, além de ampliar e integrar sua ação nos canais digitais. Além de iniciar um plano de reestruturação de dívidas com negociações de repactuação de contratos financeiros com credores bancários.

Le Biscuit e Casa e Vídeo veem sinergia de R$ 150 milhões

A união de negócios das redes de varejo Casa & Vídeo, com operações no Sudeste, e Le Biscuit, com base no Nordeste e atuação em 14 estados, deve proporcionar ganhos de sinergia de R$ 150 milhões em cinco anos para as marcas. A projeção é de Ivo Benderoth, presidente da Casa & Vídeo, e Eduardo Loges, CEO da Le Biscuit. Enquanto aguardam a aprovação da fusão pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), as duas empresas fazem planos para o novo grupo empresarial, denominado CVLB – união das duas primeiras letras de cada rede, segundo informações do “Valor Econômico”.

A atuação geográfica das duas empresas é em áreas diferentes do País e há pouca sobreposição de lojas, mas a ideia é ter as duas marcas agindo de forma complementar, como uma força de varejo de alcance nacional, segundo os dois executivos. Os planos incluem uma oferta pública de ações (IPO), embora sem prazo determinado. Benderoth considera a virada do próximo ano como uma data possível, a depender também do contexto macroeconômico favorável no Brasil. 

Segundo a reportagem, há previsão de lançamento de cinco lojas da Le Biscuit em 2023, na região Nordeste, e manutenção das cerca de 260 lojas da Casa & Vídeo. Com a parceria e bom aproveitamento das sinergias, as redes projetam crescimento de vendas de dois dígitos em 2023 do novo grupo, sem fechamento de lojas ou demissões.

No último final de semana, as duas marcas anunciaram a parceria, que deve proporcionar ao grupo quase 400 lojas e uma expectativa de faturar R$ 3 bilhões no próximo ano. Ainda, o negócio prevê um aumento de capital de R$ 125 milhões pelos acionistas da Le Biscuit.