Netflix retoma crescimento de assinantes e mira recuperação

O ano da Netflix foi de altos e baixos no número de assinantes, com o primeiro semestre registrando uma situação diferente se comparado com o segundo. Inclusive, a expectativa para o final de 2022 é positiva, com uma recuperação planejada para os meses seguintes. No relatório do 3º trimestre, por exemplo, foram mais de 2 milhões usuários novos registrados, deixando para trás o período ruim de queda neste quesito. Assim, o serviço de streaming consegue ver uma reação importante, e se coloca novamente como a plataforma mais popular de alguns países, em disputa acirrada com a Disney.

 

Esses dados foram divulgados recentemente, e apontam algumas informações importantes, até mesmo pelo lado financeiro. O lucro líquido ficou em US$ 1,39 bilhão, enquanto a receita foi de US$ 7,92 bilhões. Isso faz com que a margem operacional no 3º trimestre fique em 19,3%. Uma resposta essencial para uma empresa que só registrou perdas nos primeiros seis meses do ano. Agora, é possível olhar para o futuro de maneira positiva e com a esperança de manter o domínio que existe no setor.

 

Além disso, o crescimento também é uma resposta aos novos planos lançados pela Netflix. A queda de assinantes fez com que novos projetos fossem lançados, por preços menores, justamente para atrair novos usuários pagantes. Os diretores da empresa acreditam que mais de 40 milhões de novos assinantes podem aparecer na plataforma. Até o momento, o crescimento ficou em 2,4 milhões, mas o planejamento é visando o próximo ano também. Ou seja, ainda existe tempo para bater esse número.

 

O crescimento também gera confiança nos acionistas da NFLX34. Algo importante, após um começo de 2022 ruim. A plataforma perdeu vários assinantes em sequência, inclusive desde 2021, e só se recuperou após o mês de julho. Isso pode garantir mais investidores, e uma alta da ação. No entanto, ainda é cedo para sentenciar os próximos meses, e o relatório anual deve trazer informações mais completas. Os números que serão divulgados em janeiro podem dizer melhor sobre o futuro da Netflix.

Foco no streaming

 

As plataformas de streaming estão consolidadas em diversos países, seja aqui no Brasil ou então nos Estados Unidos. No entanto, isso não quer dizer que o setor está estagnado, pois a movimentação no mercado é sempre intensa. Além disso, a tecnologia de streaming tem sido adaptada para avançar em outros mercados, e não ficar apenas no universo dos filmes, séries e documentários. As redes sociais, como o TikTok e o Facebook, estão investindo nisso gradualmente.

 

A Twitch, site da Amazon de live streaming, foi o pioneiro nisso e até hoje consegue crescer. Alguns canais somam milhões de inscritos, e conseguem bons números de visualizações nas transmissões. Recentemente, um streamer espanhol reuniu mais de 3 milhões de espectadores em uma live. Ou seja, a tecnologia pode ter usos variados, e está longe de ser algo antigo ou sem novidades.

 

Isso também acontece com os jogos online, onde o streaming oferece uma dinâmica mais interativa e imersiva. Por exemplo, no site de roletas online da Betway, é possível apostar ao vivo com dealers de verdade. Alguns dos jogos disponíveis, como Real Roulette e o European Roulette, usam o streaming para transmitir uma mesa de apostas. Assim, um simples jogo de cassino online se transforma em uma experiência dinâmica e com potencial para atrair ainda mais amantes de jogos. Afinal, nisso não é apenas com a roleta, mas também com o poker, com o blackjack e também com os slots.

 

Disputa no futuro

 

Os bons números da Netflix no final de 2022 podem representar ainda mais disputa entre a empresa e os concorrentes. Nos últimos anos, a Disney, atual líder do mercado global, a HBO e a Amazon investiram alto no streaming, e conseguiram mais fatias do mercado. Isso voltará a ser pauta nas discussões, pois a atual líder tenta criar formas de continuar crescendo, sem deixar espaço para uma possível perda de liderança.

 

Investidores podem olhar para a Netflix com mais esperança, pois a tendência é de bons números para 2023. No entanto, será preciso manter os projetos atualizados, inclusive acompanhando o mercado, para garantir que uma nova queda de assinantes não aconteça novamente. O objetivo agora é se recuperar para crescer