Tesouro Direto: prefixados recuam nesta segunda-feira

Na última sexta-feira (23), os títulos prefixados do Tesouro Direto também caíram

Os títulos prefixados negociados no Tesouro Direto desvalorizam nesta segunda-feira (26). Na última sexta-feira (23), por sua vez, os títulos prefixados também caíram.

Às 15h30 (de Brasília), o Tesouro Prefixado 2026 oferecia rentabilidade anual de 10,41%, com investimento mínimo de R$ 31,15. O Tesouro Prefixado 2029, por sua vez, entregava retorno de 10,72%, ante 10,76% apresentado anteriormente. Já o Tesouro Prefixado 2033, com juros semestrais, reportava uma rentabilidade anual de 10,86%, ante 10,93% registrado na sexta-feira.

O Tesouro IPCA+ 2035 apresentou um desempenho neutro nesta segunda-feira. O título registrou retorno de 5,29%, ante o mesmo valor reportado anteriormente. O título IPCA+ 2045, por sua vez, reportou um resultado positivo, gerando rentabilidade de 5,62%, ante 5,61% apresentado anteriormente.

Os títulos do Tesouro Direto são influenciados pelo cenário macroeconômico no Brasil e no exterior. No cenário doméstico, foi divulgado na manhã desta segunda-feira o Boletim Focus, que reúne a média das expectativas de economistas do mercado para os principais indicadores econômicos do País.

As projeções para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que representa a inflação oficial, registraram baixa, passando de 5,12% na semana passada para 5,06% nesta semana. Além disso, a projeção para o próximo ano também apresentou um recuo pela quarta vez seguida, diminuindo de 4,00% para 3,98%.

O Boletim Focus também trouxe uma nova alta na expectativa para o PIB (Produto Interno Bruto) deste ano, passando de crescimento de 2,14% para 2,18%. A estimativa para o ano de 2024 teve uma leve alta, indo de 1,20% para 1,22%.

Diante desse cenário, os investidores aguardam a ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), que deve acontecer na próxima terça-feira (27).

Já no cenário internacional, o mercado repercute os dados mais fracos das últimas semanas. Na sexta-feira, alguns países da Europa divulgaram seus Índices Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços. Na zona do euro, o indicador caiu para o menor nível em cinco meses em junho, para 50,3, abaixo das expectativas do mercado. Os números também vieram abaixo das projeções na França e no Reino Unido.

O cenário geopolítico global também acabou afetando o Tesouro Direto. O Ministério de Defesa da Rússia afirmou nesta segunda-feira que dois caças Su-27 da aeronáutica do país interceptaram três aeronaves militares britânicas em direção à fronteira russa sobre o Mar Negro.